Fundamental para o desenvolvimento econômico e sócio-cultural, a ferrovia também foi fator preponderante para a difusão do futebol no interior paulista, em particular Rio Claro, bem como para o surgimento de muitas equipes, como o Rio Claro Foot-Ball Club, por exemplo.
Essa é uma constatação de um trabalho de monografia “Ferrovia e Futebol: O caso da Companhia Paulista de Estradas na cidade de Rio Claro, 1870-1930”, produzido pelo bacharel em ciências sociais Marcel Diego Tonini e apresentado na Faculdade de Ciências e Letras da Unesp Araraquara no final de 2006.
“De modo geral, procurei mostrar como a ferrovia foi fundamental para a difusão do futebol pelo interior paulista entre o final do século XIX e início do século XX. Rio Claro tornou-se o caso a ser estudado por fazer parte do traçado dos trilhos da Cia. Paulista e por sediar uma de suas oficinas”, explica o pesquisador, que é natural de Campinas.
A modernidade, o modo de vida urbano e um grande contingente de operários exigiram da cidade e da Cia. Paulista um impulso a novas formas de lazer. Foi, então, que fundaram em 1896 o Grêmio Recreativo dos Empregados da Cia. Paulista e vários times e clubes de futebol (em torno de 40) nas décadas seguintes (além do ciclismo), entre eles o então Rio Claro Foot-Ball Club.
“Lembremos que nas décadas de 1910 e 1920 inúmeros foram os clubes de origem escolar, operária e comercial fundados em Rio Claro; alguns relatos coletados mostraram que a Cia Paulista também contou com operários-jogadores , os quais tinham uma dupla função (trabalhar nas oficinas e jogar no Grêmio, Rio Claro ou, posteriormente, Velo) e ajudavam a valorizar o nome da ferrovia e da cidade”, conta Marcel Tonini.
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