Quem utiliza o metrô fora dos horários de pico vai esperar menos na plataforma a partir desta segunda-feira. Quatro trens entrarão em circulação nas linhas Azul (Tucuruvi/Jabaquara) e Vermelha (Itaquera/Barra Funda), aumentando a capacidade de transporte.
Atualmente, 44% das 3,3 milhões de pessoas que usam o metrô por dia viajam fora do horário de pico. Para a Secretaria de Transportes, a mudança é provocada pelo crescimento da economia.
A mudança deve ajudar ainda a atrair mais usuários para o metrô nos horários de entrepico. Em dias úteis, a espera vai cair até 10 segundos, aumentando a capacidade de passageiros.
Na Linha Azul, o intervalo vai cair de 2,27 para 2,20 minutos entre 9h e 16h, com a entrada de mais dois trens em circulação. Com isso, a capacidade será aumentada em 15.400 passageiros. No total, a linha terá 34 trens em operação. No período da noite, das 22h às 23h, um trem a mais entrará em operação, reduzindo a espera em 10 segundos, para 2,25 minutos, podendo transportar 1.800 usuários a mais.
Na Linha Vermelha, também serão colocados dois trens a mais entre 9h e 16h, com o tempo de espera caindo para 2,13 minutos (10 segundos a menos). Isso significará aumento de capacidade de 18.700 passageiros. Das 22h às 23h, com um trem a mais, a capacidade aumenta em 1.800 e o intervalo cairá de 2,31 para 2,23 minutos.
A Linha Vermelha leva 72 mil passageiros por hora no pico, quando toda a frota de trens está em operação. No entrepico, são 43 mil usuários por hora.
CPTM também aumentará trens nos fins de semana
Também a CPTM, que oferece transporte ferroviário urbano, a medida será adotada. O tempo de redução da espera será mais notado pelo usuário do que no metrô.
Na Linha 9-Esmeralda (Osasco/Grajaú), por exemplo, o intervalo entre um trem e outro vai cair de dez para oito minutos das 9h30 às 15h30. Para isso, o número de composições em operação nesse horário passará de 11 para 14. O objetivo da medida é incentivar o uso do transporte nos horários menos lotados, para aliviar o excesso de passageiros nos picos da manhã e do fim da tarde.
A redução do intervalo entre os trens na CPTM também vai ocorrer aos sábados, domingos e feriados. Na Linha 9-Esmeralda (Osasco/Grajaú), a queda na espera da composição na plataforma será de 16 para 10 minutos aos domingos.
A Linha 8-Diamante (Júlio Prestes/Itapevi) terá, aos sábados, uma queda de 15 para dez minutos no intervalo entre as composições.
Nos dias úteis, nos horários entre picos, a capacidade de transporte vai aumentar em 14 mil passageiros na Linha 9-Esmeralda, 21 mil na Linha 11-Coral (Luz/Guaianazes), e 28 mil na Linha 8-Diamante (Júlio Prestes/Itapevi).
Para concentrar a manutenção dos trens na madrugada, a companhia vai fazer alterações nas escalas de trabalhos dos funcionários desse setor.
Seja o primeiro a comentar