O sistema de trens de Natal está deixando a população que depende do transporte insatisfeita. As más condições das estações e de algumas máquinas colocam em risco a viagem dos passageiros. A insegurança, o atraso e a falta de substituição em caso de quebra de locomotiva que segue de Natal para Parnamirim complementam a insatisfação do usuário.
“Preciso do trem diariamente. É meu transporte de locomoção de casa para o trabalho e vice-versa. Essas são as condições que oferecem para nós. Pior são as condições das máquinas, o atraso e a falta de respeito com o cidadão de Parnamirim. Na última quinta-feira a locomotiva da linha 1 quebrou e quem esperava teve que se virar para pegar ônibus, pois não substituíram por outro”, lamentou Miguel Caetano Silva, passageiro de Parnamirim. “Além disso, as portas não fecham e há goteiras dentro dos vagões”, completou.
“Quando o trem quebrou na semana passada, eu estava indo para o Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim. Eu tive que voltar para casa e tentar conseguir os R$5,00 que precisaria para pagar as passagens de ônibus. Quando o trem quebra ficamos sem opção. A passagem de ônibus está muito cara, aumentou agora de novo”, ressaltou Ana Lúcia Soares, de 45 anos.
Outros problemas são relatados pelos usuários em Natal. A estação de Cidade da Esperança está apenas com uma plataforma de embarque. A falta de bancos e de banheiro público é um problema para a população que usa o transporte. “Estou sentado aqui no chão porque não há mais banco para sentar. Estou esperando o trem que vai para Parnamirim”, disse Ivanaldo Xavier Ferreira, 34 anos.
A invasão de alguns usuários na estação de Satélite e Planalto é lembrada pelos passageiros que pagam a passagem de R$0,50 pelo transporte. “Nós pagamos passagem, mas há pessoas que pulam a plataforma, entram pela lateral e nem pagam a passagem. Não há segurança para fiscalizar isso”, disse Severino Januário da Silva, de 52 anos.
O uso de drogas nas estações de trens de Natal é mais uma reclamação dos usuários. “Quando escurece, alguns jovens do Alecrim vão para a estação e usam drogas lá, na frente de todo muito. A insegurança é assustadora. Lidamos com muitas situações desconfortáveis”, comentou o ambulante Gerônimo da Rocha.
Companhia informa que falta conscientização
Os problemas que deixam insatisfeitos os usuários de trens em Natal e na Grande Natal são observados pela Companhia Brasileira de trens Urbanos (CBTU). De acordo com a assessoria de comunicação da Companhia a reforma das plataformas de embarque é uma iniciativa da CBTU. O projeto está implementando as rampas de acessibilidade.
De acordo com alguns problemas de condições dos vagões, a companhia informa que há também falta de cuidado por parte do usuário. “São realizadas manutenções periodicamente nos vagões. É necessário conscientização, de cuidado com o bem público”, ressaltou a assessoria. Está sendo realizado um trabalho de orientação nas escolas localizadas nas proximidades das estações de trem. As orientações são para que as crianças tenham mais atenção e cuidado ao passar pelas linhas, além da preservação dos trens.
A frota de trens em Natal possui hoje 20 vagões. Em 2005 foi reformado um terço da frota. Sobre as máquinas que quebram deixando os usuários insatisfeitos, a companhia informou que caso uma máquina quebre, ela é prontamente substituída. Quando não há como realizar a substituição é que a população passa a perceber e reclamar dos serviços, de acordo com a assessoria da CBTU.
As obras na plataforma da Cidade da Esperança têm previsão de 90 dias para conclusão. As estações estão sendo adequadas de acordo com a Norma Brasileira (NBR) 9050, que fala sobre a edificação de espaço público com acessibilidade do equipamento público, informou a assessoria.
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