Os usuários do trecho Guaianazes-Estudantes, Linha 11-Coral, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) já têm à disposição dois trens modernizados. As composições, da série 4.400, de seis carros cada, receberam reparos para aumentar a acessibilidade, além de melhorias de conforto e segurança.
As cidades atendidas pela linha são Ferraz de Vasconcelos, Poá, Suzano e Mogi das Cruzes, todas da região metropolitana de São Paulo.
Com capacidade para transportar 1.600 passageiros, os trens – em operação desde 1981 – receberam pintura nova por dentro e por fora. Todos os bancos e janelas foram substituídos e o piso recuperado com novo revestimento. Além disso, foi implantado um sinal luminoso indicativo de abertura e fechamento de portas para pessoas com deficiência auditiva. Visando uma maior segurança todo o sistema de freio foi restaurado.
A CPTM pretende modernizar toda a frota que circula nessa linha até o final deste ano. Segundo a empresa, as unidades entregues somam-se aos 15 trens já recuperados para a Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana) e aos dois para a Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato), subindo para 21 o total de trens recuperados.
Todo o programa de modernização dos trens envolve a reforma de 45 composições. O projeto é realizado em etapas e tem conclusão prevista para 2010. Juntamente com outros projetos de modernização da malha, cujos investimentos serão de R$ 19 bilhões até 2010, as melhorias na frota têm como objetivo possibilitar a redução dos intervalos, gerando mais conforto, confiabilidade e regularidade na prestação de serviços.
Seja o primeiro a comentar