Os passageiros da linha 11 – Coral, no trecho entre Estudantes e Guaianazes, contam com quatro trens reformados – dois foram entregues em maio e mais dois neste mês. Mas os outros cinco, que compõem a frota, ainda estão deteriorados, com pintura desbotada, bancos manchados, vidros de janelas riscados e piso remendado com madeira.
As composições que atuam neste trajeto têm idade média de 20 anos e, em alguns casos, até 30. Os cinco veículos não reformados, que ainda estão em circulação, devem passar por melhorias até o final do ano, segundo a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Dentro dos vagões destes trens há remendas de madeira no chão bem perto da porta, o acesso ao vagão apresenta um degrau alto, os bancos têm manchas esbranquiçadas e os vidros das janelas estão riscados. “O estado está péssimo. Olha este chão. Posso até tropeçar. E os assentos precisam de uma pintura”, reclama o oficial de imprensa, Antonio Leo Marques.
“O trem é um transporte barato (a passagem custa R$ 2,40). Mas é preciso mais conforto e conservação”, exige o técnico de segurança, Antonio Cosme Lima.
A iniciativa de reforma dos veículos faz parte do Plano de Modernização e Expansão do Transporte Metropolitano 2007-2010, cujo investimento do Estado de São Paulo para a frota da CPTM é de R$ 374 milhões.
A modernização dos quatro veículos levou em média seis meses e contou com novas instalações de luminárias, bancos, pisos, vidros para as janelas e sistema de ventilação. A pintura foi feita e, em alguns casos, também houve troca de peças e motor, garantindo mais conforto e segurança ao usuário. As melhorias vão beneficiar 170 mil pessoas que usam a linha 11 – Coral, no período das 4 às 24 horas.
A atenção com os passageiros focou também as pessoas portadoras de deficiências físicas, visuais e auditivas. Ao lado de cada porta há a identificação do número do veículo em braile. Sinais indicativos com ruído e iluminação alertam quando o usuário pode sair ou entrar na composição. Estribos no piso da entrada, que diminuem a distância entre o vagão e a plataforma, auxiliam quem tem dificuldade de mobilidade. Ainda está prevista a instalação de câmeras dentro dos vagões até fevereiro de 2009. As imagens vão auxiliar na central de segurança da CPTM.
A dona de casa Maria José de Lima Rocha aprovou os trens reformados: “Está uma maravilha. Perto do que era antes está muito bom”, diz.
Seja o primeiro a comentar