O trem e o turismo

Francisco Basso Dias
 
Uma campanha que se estendeu em toda a região da Grande Erechim para que fosse reativado o trem turístico ligando Marcelino Ramos até Passo Fundo ganhou repercussão, chegou a funcionar por algum tempo, mas foi perdendo força e acabou desativado definitivamente. Isto é, a população não colaborou com a iniciativa.


Lembro muito bem que na oportunidade, foi feito um esforço muito grande das autoridades, lideranças de vários setores dos municípios ligados pela estrada férrea, mas o projeto se decompôs pela falta de passageiros. Talvez não tivesse ocorrido uma conscientização maior sobre a importância da volta do trem e o que poderia representar em termos econômicos para a região, tão pouco explorada turisticamente.


No Brasil existem hoje 23 trens turísticos que subsistem graças ao esforço de micro e pequenas empresas e empreendedores amantes da cultura ferroviária. Segundo os agentes e guias de turismo, trem é transporte, turismo e cultura.


Acabo de ser informado de que o município de Bento Gonçalves recebeu na última semana a visita de um consultor do Sebrae Nacional. Veio avaliar as potencialidades do local, contemplado pelo projeto que tem apoio do Sebrae, Ministério do Turismo e Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos Culturais (Abottc). O objetivo do projeto é aliar o desenvolvimento do turismo à preservação da história ferroviária.


Tenho uma sugestão à comunidade regional: por que não rediscutir a volta do trem através de um projeto integrado e explorar o turismo na região?


Está fazendo falta nesta hora o falecido Sebastião Aves Teixeira, um estudioso e um dos maiores incentivadores do turismo na região. Lembro muito bem da sua insistência, com prefeitos da região, para que Erechim e outros municípios do Norte do Estado criassem um pólo turístico, tomando como ponto de partida a existência local da Cascata do Nazári, com suas águas sulfurosas, o balneário de águas quentes de Marcelino Ramos, o Cemitério do Combate, onde foram sepultados vários revolucionários da refrega de 1923, a topografia ao longo do trecho Erechim-Marcelino Ramos, com destaque para os viadutos da rede férrea, os vales, em fim, todo o panorama natural digno de ser admirado pelos viajantes.


Com certeza, o retorno da Maria Fumaça representaria benefício para toda uma cadeia de interessados. Preliminarmente seria um passo a mais para o maior desenvolvimento econômico de pequenas cidades por onde passa o trem. Alguns exemplos: nas estações de paradas, instalar “stands” para venda de produtos artesanais, frutas não industrializadas, cachaça, vinhos, sucos, cucas, schmias, compotas, produzidas de forma caseira e uma infinidade de outras iguarias típicas, próprias da região.


A volta do trem turístico seria um bom assunto para os novos candidatos a prefeito e vereadores na região do Alto Uruguai começarem a discutir, pois uma das mais importantes indústrias sem chaminé, que é o turismo, traz ótimo retorno indireto para ás Prefeituras.


Iniciativa como esta serve de oportunidade para mostrarmos não só ás belezas naturais da região, mas, igualmente, o potencial dos oito municípios do trecho que liga Passo Fundo, Coxilha, Estação, Erebango, Erechim, Gaurama, Viadutos e Marcelino Ramos.


É um bom assunto para ser pensado e discutido neste período eleitoral. O candidato que colocar na sua plataforma (não diria promessa, porque de promessa o povo já anda cheio), mas batalhar para que o trem turístico voltasse a percorrer a nossa linha férrea tão pouco utilizada, ganharia muitos simpatizantes, com certeza.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: Clic Erechim (RS)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0