Rússia entra no clube da alta velocidade

Os primeiros três carros do trem de alta velocidade da Russia, o Velaro Rus, foram apresentado na feira Innotrans esta semana em Berlim pelo CEO da Siemens Indústria, Heinrich Hiesinger, e pelo presidente da RZD, a ferrovia russa, Vladimir Yakunin. Batizado de “Sapsan”, que em russo designa “falcão peregrino”, o trem trafega a 250 km/hm, velocidade modesta para um trem de alta velocidade (o Velaro Madrid-Barcelona chega a 350 km/h) mas suficiente para colocar a Rússia no seleto clube da alta velocidade, ao lado da França, Alemanha, Espanha, Itália, Belgica, China, Coréia e Japão.


“A entrega do primeiro trem de alta velocidade russo é um marco principal na longa e bem sucedida parceria estabelecida entre a Russia e a Siemens, disse Hiesinger. Queremos expandir este relacionamento, especialmente na área de transporte”.


Para dar substância ao propósito, Hiesinger e Yakunin assinaram um protocolo de intenções estabelecendo que a Siemens irá automatizar os pátios de classificação de Luzhskaya, perto de São Petersburgo, e Chernyakohvsk, perto de Kaliningrado.


250km/h a menos 50 graus


Os carros exibidos em Berlim são uma parte do primeiro trem Velaro, que terá dez carros. A Siemens deverá fornecer dez desses trens à RZD até 2010, todos eles construídos na fábrica da Siemens em Krefeld-Uerdingen, na Alemanha. A partir do final de 2009 os trens irão ligar Moscou e São Petersburgo, à velocidade máxima de 250 km/h. Isto vai reduzir o tempo de viagem em cerca de uma hora. Mais tarde os trens serão usados também na rota Moscou-Nizhny Novogorod.


O “Sapsan” tem tração distribuída em lugar de locomotivas, o que permite 20 % a mais de assentos, menor peso por eixo e maior taxa de aceleração, já que metade de todos os eixos do trem são tratores.  A mesma característica permite rampas mais acentuadas. Os trens tem comprimento de 250 m e capacidade para 604 passageiros. Como as plataformas russas são longas, é possível montar trens com 12 carros, como o Velaro espanhol. Os trens russos tem bitola de 1.520 mm e a caixa é 33 cm mais larga do que no ICE 3 alemão. Todos os elementos do trem, isolamentos e lubrificantes foram designados para operar a temperatura externa de até 50 graus negativos.


Os carros nas extremidades do trem são pintados nas cores branca, azul e vermelha da bandeira russa, e acomodam passageiros de primeira classe. Entre a cabine dos passageiros e do maquinista uma divisão transparente revela o espetáculo da linha percorrida a alta velocidade. Existe um carro-bar e filmes na primeira e segunda classes.


A potência instalada é de 8 mil kilowatts, equivalente a cerca de 11 mil HP, sendo que parte da frota pode operar em corrente contínua e corrente alternada. Embora projetado para velocidade operacional máxima de 250 km/h, o trem pode ser upgraded para 300 km/h.


O contrato para o fornecimento e manutenção dos trens por 30 anos foi assinado em maio de 2006, no valor de 600 milhões de euros. A Rússia é hoje um dos principais mercados para material ferroviário e deverá continuar crescendo rapidamente nos próximos anos.  Até 2030 o programa da RZD indica investimento de 400 bilhões de euros em material rodante e expansão da malha, o que significa 20 mil km de linhas novas, dos quais 1.500 de linhas de alta velocidade. 

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Fonte: Siemens

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