Região Metropolitana – Em 14 meses de trabalho do trem ambiental, 50.505 quilos de resíduos recicláveis foram recolhidos nos pátios Industrial e Administrativo e nas estações da Trensurb. No mês de agosto, foram coletados 3.140 quilos de materiais por funcionários da empresa terceirizada responsável pelos serviços de limpeza. Os trabalhos são feitos duas vezes por semana, e todos os resíduos coletados são posteriormente encaminhados às associações de catadores de Porto Alegre, Canoas, Esteio e São Leopoldo.
De junho de 2007 a agosto de 2008 a Trensurb recolheu, em 14 meses, 50.505 quilos de resíduos recicláveis através do Trem Ambiental. Os dados foram divulgados no Relatório de Controle de Resíduos, nesta sexta-feira, 5. Em agosto, as estações de Porto Alegre tiveram o total de 852 quilos de material coletado; as estações de Canoas somaram 615 quilos; as de Esteio tiveram 312 quilos e as que fazem parte de São Leopoldo recolheram 590 quilos. Além disso, foram coletados 771 quilos no Pátio Industrial e Administrativo da Trensurb. O trabalho é desenvolvido pelo funcionário e coordenador do Grupo de Trabalho em Gestão Ambiental, Dirceu Nunes Fernandes. Este lixo, que antes do projeto ser implantado era destinado a aterros sanitários, agora ganhou outra dimensão. Cinqüenta toneladas de lixo estão deixando de virar passivos ambientais para gerar trabalho e renda, diz Dirceu.
O Trem Ambiental faz recolhimento do lixo reciclável duas vezes por semana, terças e quintas-feiras, nas estações, após o encerramento da operação comercial do metrô, e o material é entregue pelos serviços de limpeza urbana dos municípios às associações de homens e mulheres que trabalham com lixo reciclável, gerando trabalho e renda. Em Porto Alegre, é entregue à Unidade de Triagem da Ilha Grande dos Marinheiros; em Canoas, para a Cooperativa Aterro Renascer; em Esteio, para a Associação dos Recicladores e Catadores (Arca); e em São Leopoldo, para as Unidades de Triagem Vitória, Uniciclar e Coopernorte.
A Trensurb atende ao decreto que estabelece regras para o destino do lixo que pode ser reciclado, e os demais órgãos federais, estaduais e municipais devem cumprir, também, essa regulamentação. Dirceu afirmou que esta iniciativa da empresa tem gerado melhorias econômicas para os trabalhadores de associações recicladoras, benefícios ambientais e adequação da empresa ao Decreto 5940. O projeto começou coletando 2,5 toneladas por mês e nos últimos quatro meses esta média subiu para 3,7 toneladas por mês. No mês de junho deste ano, um ano após o início do projeto, coletamos 4,5 toneladas de lixo seco, e esperamos que esta taxa cresça.
Seja o primeiro a comentar