Os governos federal e de São Paulo chegaram a um consenso em relação ao transporte ferroviário de carga no Estado e decidiram priorizar a construção do Tramo Sul do Ferroanel, que deverá ser entregue até o final de 2010. A via férrea é estratégica para o desenvolvimento do Porto de Santos, ao facilitar o escoamento de suas cargas.
Segundo o secretário paulista dos Transportes, Mauro Arce, um dos fatores que pesaram para a escolha da obra, em detrimento do Trecho Norte que havia sido até incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) é que ela acompanhará o traçado do Rodoanel em um trecho de 56 quilômetros. Isso permitirá uma redução de custos e ganho de tempo, uma vez que será possível aproveitar o licenciamento ambiental e o planejamento já realizados para o anel rodoviário.
O investimento previsto na implantação do Tramo Sul é de R$ 800 milhões, a serem divididos com a iniciativa privada. A gente tem uma oportunidade única. Nós estamos avançando no Rodoanel Sul e, por isso, esta é a hora de construir o trecho Sul do Ferroanel, explicou Arce. Mas isso de forma nenhuma nos impede de concluir o anel, desde que haja dinheiro e conveniência.
O secretário dos Transportes participou de uma reunião para discussão do assunto na última quinta-feira com o governador José Serra e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, em Brasília. A definição chega com quase três meses de atraso, uma vez que a previsão, divulgada no último relatório do PAC sobre Infra-estrutura, é que houvesse consenso entre as duas esferas de governo sobre a melhor alternativa para o transporte ferroviário de carga no Estado até o últimodia15 de junho.
O Tramo Sul partirá do trecho paralelo a Evangelista de Souza início da descida da Serra pela Sorocabana até Parelheiros, seguindo com o Rodoanel e passando por Mauá e Ribeirão Pires. Ele continuará por uma linha já existente entre Ribeirão Pires e Ouro Fino e continuará em outra, que passa em Rio Grande da Serra. Em Ribeirão Pires, a via estará ligada à Ferrovia Sorocabana, que chega ao centro da Capital.
A construção e a forma de operação ainda terão de ser estudadas por um grupo formado pelo Ministério dos Transportes, pela Casa Civil, pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pelo Governo do Estado. Ainda não foram definidos os termos regulatórios e de concessão. Na via Sul do Ferroanel, há linhas operadas pela América Latina Logística (ALL) e pela MRS Logística.
Segundo o secretário de Transportes,o empreendimento eliminará a passagem de trens de carga pela Capital e ajudará as operações do Porto de Santos.Esta é a oportunidade de reativar de vez a antiga Sorocabana, que está subutilizada.
Com os trens de carga podendo trafegar entre Santos e o Interior do Estado sem passar pela Capital, os ramais existentes na área urbana poderão ser usados para o transporte metropolitano de passageiros, explicou Arce.
Seja o primeiro a comentar