Premiado na 3ª edição da Bienal de Marketing da ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos, o Concurso de Monografia CBTU – A Cidade nos Trilhos será apresentado no dia 13 de novembro no Seminário Nacional de Premiação, no auditório do Rio Ônibus, Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro. Integraram a Banca de Juízes: Bruno César Teixeira, diretor da agência PopCorn, de Belo Horizonte; Flávia Audrá Cutolo, da TV Cultura de São Paulo; Rogério Belda, César Cavalcanti de Oliveira e Cláudio de Senna Frederico, vice-presidentes da ANTP.
Reconhecimento
“O conjunto dos trabalhos revela um amadurecimento do setor, pela incorporação de novos paradigmas de gestão, que levem em conta a percepção dos seus usuários/clientes e da sociedade em geral”, assinalou a coordenadora técnica da ANTP e presidente da Comissão de Marketing, Valeska Peres Pinto.
Segundo Bianca Ribeiro, Assessora da SUEMC-Superintendência de Expansão, Marketing e Comunicação, a participação da CBTU na Bienal foi gratificante, pois se trata de um projeto em que a Companhia está envolvida desde 2004, mas trouxe muitos frutos: “A premiação reconhece a CBTU como fomentadora do ensino e da pesquisa e dá visibilidade à Companhia no setor de transportes como um todo.”
Concurso de Monografia
O Concurso de Monografia CBTU – A Cidade nos Trilhos, iniciativa da CBTU – Ministério das Cidades, com o apoio da ANPET- Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes foi criado em 2004 visando estimular e fomentar o conhecimento e a disseminação da informação, incentivando e promovendo o desenvolvimento de pesquisas e estudos em transporte urbano, mais precisamente em transporte sobre trilhos, reconhecendo os trabalhos com qualidade técnica e de aplicabilidade no setor.
Cabe observar que o Concurso de Monografia CBTU tem incentivado alunos e professores no desenvolvimento de monografias de final do curso de graduação voltadas ao transporte metroferroviário. Destaca-se também a significativa repercussão junto à mídia e ao meio acadêmico, com excelentes resultados para a imagem da CBTU, reconhecida como organização preocupada com a capacitação e a pesquisa em transporte e seus resultados para a melhoria da qualidade de vida e eficiência das cidades brasileiras.
Ao longo desses anos foram realizadas quatro edições do Concurso, incentivando mais de 160 pessoas no desenvolvimento de 120 monografias, oriundas de diversos estados do País, inclusive do exterior. O tema central das monografias tem sido o Transporte de passageiros sobre trilhos para o desenvolvimento urbano e regional.
As Monografias premiadas são publicadas em formato impresso e eletrônico no Portal CBTU. O Concurso já publicou 24 monografias em três Edições impressas, que são distribuídas a mais de 200 instituições de ensino e pesquisa brasileiras, além de empresas e organismos da área metroferroviária.
O Concurso de Monografia CBTU também tem realizado Seminários, num total de 14, divulgando as Monografias premiadas e propiciando debate sobre o transporte urbano e o desenvolvimento das cidades, com a participação de autoridades locais de transporte, professores e estudantes. Para tanto, os Seminários têm acontecido em diversas Universidades: FAU USP, POLI USP, MACKENZIE, IMES, COPPE UFRJ, FAU UFRJ, UFF, UFPE, UFC, UFMG, UFPB, UFSC E UFES.
O Concurso é aberto para trabalhos individuais e em grupo, de candidatos possuidores de diploma de nível superior, de qualquer nacionalidade e formação acadêmica, inclusive estudantes que estejam cursando os dois últimos anos da graduação. No Portal CBTU estão disponíveis informações sobre o Concurso e os trabalhos premiados.
Bienal de Marketing da ANTP
Bienal ANTP de Marketing é uma iniciativa da ANTP, para dar visibilidade e reconhecimento aos esforços destinados à promoção do transporte público e do trânsito. Tendo em vista que o marketing é fato recente no setor, a Bienal visa estimular o uso de suas ferramentas para fortalecer a mobilidade urbana apoiada no uso intensivo do transporte público que priorize segurança e o conforto das pessoas. A Bienal ANTP de Marketing tem por mérito juntar a todos os segmentos que compõem o universo de trabalho da ANTP – operadores rodoviários e metroferroviários, de terminais, gestores públicos, indústria e consultores.
Seja o primeiro a comentar