Administradores do Espaço Cultural CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) prepararam uma volta ao passado para comemorar os 150 anos da EFCB (Estrada de Ferro Central do Brasil).
Em parceria com a ANPF (Associação Nacional de Preservação Ferroviária) e com a ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), a companhia montou uma exposição histórica com, em média, 40 fotos da ferrovia, das principais estações da linha e de trens e locomotivas antigos.
Construída durante o reinado de D. Pedro II (1840 a 1889), a ferrovia Central do Brasil interligava São Paulo, Minas Gerais e o Rio de Janeiro. Na época, esse trecho era o de maior importância comercial para o Brasil.
Hoje, parte desse eixo é administrado pela CPTM, em São Paulo, nas linhas 11 – Coral (Luz – Guaianazes) e 12 – Safira (Brás – Calmon Viana).
O Espaço Cultural CPTM fica localizado na Estação Brás, praça Agente Cícero, sem número. A exposição será realizada até 30 de outubro, das 16h à meia-noite, com entrada franca para usuários da CPTM. Já o público externo terá que contribuir com uma taxa de R$ 2,40 para visitar a mostra.
Trens antigos
Nos dias 25 e 26 de outubro, das 10h às 15h, estarão expostos no local dois trens antigos. O público poderá entrar nos transportes e conferir como eles funcionavam.
Três locomotivas também estarão acessíveis na ocasião. Uma delas, a vapor 353, fabricada em 1927, nos Estados Unidos, fez o percurso na Central do Brasil no trecho entre São Paulo e Rio de Janeiro até 1962. Atualmente, é a maior locomotiva a vapor em operação no País.
Seja o primeiro a comentar