A construção do trecho Ilhéus-Caetité da Ferrovia Oeste-Leste terá um crédito especial suplementar no valor de R$ 332 milhões. A proposta foi enviada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para aprovação no Congresso Nacional.
Segundo dados do Ministério dos Transportes, o investimento total para a construção da ferrovia é de R$ 4,8 bilhões, entre recursos públicos e privados. O equipamento, que visa possibilitar a articulação dos sistemas de transporte da região Oeste do estado, terá uma extensão total de 1,5 mil quilômetros, sendo que mais da metade em território baiano.
A execução da obra ficará a cargo da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S/A e, quando tiver pronta, será administrada pela iniciativa privada, por meio de concessão pública.
Para a secretária da Casa Civil, Eva Chiavon, a liberação dos recursos – por parte dos parlamentares – será fundamental para a implantação do equipamento que, aliado ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), contempla outras intervenções no estado, representa uma importante ação que viabiliza a infra-estrutura para o desenvolvimento da economia baiana. Ela destacou também a sinergia entre os governos federal e estadual, que ela considera muito positiva para o estado.
Eva Chiavon disse ainda que a ferrovia – que está em fase de análises e estudos – é um anseio de todos os baianos, tanto da classe empresarial, quanto dos pequenos agricultores, uma vez que vai melhorar as operações logísticas e facilitar o escoamento de grãos, minérios, combustíveis e fertilizantes produzidos no estado.
Outras vantagens da construção do equipamento, apontadas por especialistas em economia e transportes, são o aumento da arrecadação do Estado, crescimento da produção agrícola, da competitividade dos produtos baianos para o mercado externo, dinamização das economias locais, redução de custos com logística e transportes e geração de empregos.
No mesmo documento encaminhado pelo presidente Lula ao Congresso Nacional há também a liberação de recursos para outras obras relacionadas à infra-estrutura de transportes na Bahia, num total de R$ 16 milhões. Serão R$ 10 milhões para a construção do trecho da BR 101 à BR 418, em Caravelas, no Sul do Estado, R$ 3 milhões para a instalação do contorno rodoviário de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador e outros R$ 3 milhões para a construção da passagem superior sobre a linha férrea em Alagoinhas, no Litoral Norte do estado.
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