MRS recebe terceiro lote das AC

Desembarcou no Porto do Rio de Janeiro o terceiro lote de locomotivas de Corrente Alternada,  compradas   pela  MRS  Logística.  A empresa, concessionária da malha ferroviária sudeste, vem aumentando gradativamente sua frota e, desde o início da sua história, em 1996, adquiriu 288 máquinas ativas.  Com a aquisição destas locomotivas, a frota ativa da companhia passou  de  325  máquinas,  no início da concessão, para 613. Um aumento de mais de 88%.


“O investimento no aumento da frota é fruto da demanda crescente pelos serviços da nossa  empresa”,  diz  o  Diretor de Operações, Carlos Eduardo  Fontenelle Carneiro, ressaltando que a MRS, em menos de 12 anos de atividade,   conseguiu   atingir   a   marca   de  1  bilhão  de  toneladas transportadas,  número  que,  segundo  a  previsão  da  concessão, só seria conquistado em meados de 2011.


Ao todo, 95 locomotivas novas serão incorporadas à frota este ano. Entre as novas máquinas estão as Locomotivas AC, de modelo GE AC 44i, que marcam o pioneirismo da MRS na compra de locomotivas de Corrente Alternada no Brasil. Os dois primeiros lotes, compostos por 38 máquinas fabricadas nos Estados Unidos, desembarcaram no porto do Rio de Janeiro, em setembro deste ano.  O terceiro lote que acaba de chegar é composto por 19 locomotivas, e finaliza a entrega das AC que foram produzidas no exterior.


Ainda em 2008, mais oito máquinas, estas montadas no Brasil, também vão integrar a frota da MRS, totalizando 65 locomotivas de corrente alternada.
     
“A aquisição de locomotivas novas reflete grande crescimento de produção da MRS. Também estamos investindo na compra de locomotivas usadas que possam substituir algumas máquinas antigas, datadas das décadas de 60 e 70, cuja capacidade de operação tornou-se limitada”, afirma o Diretor de Engenharia e Manutenção, Luiz Cláudio Torelli.
Locomotivas AC


As locomotivas AC têm potência de 4.400 HP e seu grande diferencial está em como essa  potência  é  transformada em tração. Ao contrário das máquinas  de  corrente contínua, que possuem um limite mínimo de velocidade para  manter  o esforço trator, as locomotivas de corrente alternada mantêm os  níveis  desse  esforço  trator  mesmo  em  velocidades  mais  baixas da composição. O esforço  de  frenagem  dinâmica  também  está  plenamente disponível   nessas  baixas  velocidades.  Em alguns  casos,  como  quando utilizamos  o  auxílio  em  trechos  íngremes, conseguiremos substituir até quatro  máquinas  de corrente contínua, utilizadas hoje, por duas AC em uma mesma  composição ferroviária. Além disto, a manutenção destes equipamentos é   mais   simples,   gerando   maior  disponibilidade  pois,  para  alguns componentes,  o  desgaste  presente  nas  locomotivas de corrente contínua simplesmente   não  existe  nas  AC”,  detalha  o  Gerente  Corporativo  de Engenharia, Gustavo Monasterio.
    
Os primeiros estudos  sobre  a utilização das locomotivas AC na MRS nasceram de um projeto de conclusão do curso de Pós-Graduação em Engenharia Ferroviária, que a Empresa oferece para seus colaboradores, em parceria com o Instituto Militar de Engenharia (IME). Seu autor, Ênio Gomes da Silva Jr, já foi maquinista, instrutor e, hoje, integra a equipe da Engenharia de Locomotivas.
     
“A MRS tem investido em pesquisa e no potencial de crescimento e de inovação da ferrovia brasileira. As Locomotivas AC são um exemplo de como a nossa equipe pode  trabalhar integrada para o desenvolvimento de máquinas cada  vez mais modernas e que gerem confiabilidade para a manutenção e para a  operação.  Estamos focados nestes objetivos para a melhoria contínua de nossa eficiência de transporte”, destaca Gustavo.

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Fonte: MRS

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