Obra do TAV de São Francisco promete benefício

Alexandre Mata Tortoriello


Crescimento de 1,1% no nível de emprego e até US$ 8,9 bilhões (R$ 18,8 bilhões) de investimentos na construção civil são alguns dos benefícios prometidos pelo projeto do trem de alta velocidade (TAV) na região de São Francisco, nos Estados Unidos, até 2030. Serão 48 mil empregos na área da baía de São Francisco, metade, em atividades do setor de serviços, como seguros, bancos, imobiliárias e funcionalismo público. Transporte, serviços de utilidade pública e comércio devem responder por um quarto dos postos de trabalho. No período de construção, os empregos diretos e indiretos gerados pelo empreendimento devem chegar a 128 mil.


O projeto é ambicioso. Prevê uma rede com cerca de 1.288 quilômetros, três ramais e 26 estações ligando San Diego, na fronteira com o México, a São Francisco e Sacramento, na região centro-norte do estado. A viagem mais longa, de 991 quilômetros, entre San Diego e São Francisco, está prevista para durar 3h56 e custar US$ 70 (R$ 147,70).


Estudos apresentados pelo governo da Califórnia mostram que, juntos, os moradores da região da baía de São Francisco perdem 150 mil horas diariamente nos deslocamentos urbanos, o que gera um custo anual de US$ 2,6 bilhões (R$ 5,5 bilhões). A implantação do TAV vai fazer com que as empresas baseadas em São Francisco possam contratar trabalhadores que vivem a mais de 100 quilômetros de distância, mas chegarão ao centro da cidade em menos de 45 minutos.


Mesmo tendo sido projetado para o transporte interurbano na ligação norte-sul do estado, o TAV vai trazer grandes benefícios aos passageiros que hoje dependem exclusivamente do transporte metropolitano.


A construção da ferrovia também vai aliviar o tráfego rodoviário e, principalmente, o aéreo. A ponte-aérea Los Angeles-São Francisco é a mais movimentada dos Estados Unidos. Os três aeroportos da região de São Francisco estão ficando saturados e têm limitada capacidade de crescimento. Com o trem, os terminais aéreos poderão se concentrar mais em vôos de longa distância. O avião (sem contar o tempo de espera no aeroporto) faz a viagem entre as duas cidades em 1h20 – ao preço de US$ 120 (R$ 253). A viagem de trem deve ser feita em 2h40, por menos da metade do preço: US$ 55 (R$ 116).


O projeto também terá impacto direto no mercado imobiliário. Quanto mais perto da rede do TAV, mais os terrenos vão ser valorizados. O cenário permitirá o surgimento de novos bairros, em áreas mais afastadas, com mais espaço e oportunidades de lazer e contato com a natureza para os que trabalham nas metrópoles. Outro aspecto importante é a melhoria da qualidade do ar. O governo calcula que o TAV vai permitir ao estado atingir as metas de emissão de poluentes, retirando anualmente 5,4 milhões de toneladas de gás carbônico da atmosfera.


Para os interessados, o endereço da página do TAV californiano na internet é: http://www.cahighspeedrail.ca.gov. É uma boa referência para termos idéia dos benefícios que o TAV Rio-São Paulo-Campinas pode trazer para o Brasil. É lógico que, mesmo com a crise, eles têm mais recursos do que nós. Mas é interessante observar que o projeto é para 2030 e já possui muita informação disponível. O nosso, segundo o governo, é para a Copa do Mundo de 2014.


California tendra el primer tren Bala de Estados Unidos
 
Clarín – 07/11
 
El estado de California tendrá el primer tren bala de Estados Unidos, con velocidades de hasta 350 kilómetros por hora para llevar a pasajeros entre San Francisco y Los Angeles en dos horas y media, informaron hoy medios locales.Los votantes de California aprobaron la emisión de un bono de 9.950 millones de dólares en las elecciones del martes. Se espera que el proyecto de 44.000 millones de dólares comience a operar en 2020, según reportó la agencia alemana DPA.


La primera etapa para unir las dos mayores ciudades del estado costará 32.000 millones de dólares, con un gasto adicional de 12.000 millones de dólares por la construcción de extensiones a ciudades como San Diego y Sacramento.Se espera que llegue más dinero del gobierno federal e inversionistas privados.La California High Speed Rail Authority estima que hasta 2030 el servicio será usado por 117 millones de pasajeros.Los defensores del proyecto señalan que generará 160.000 puestos de trabajo en la construcción y unos 450.000 empleos en otras industrias que se beneficien de la red férrea.También tendrá un enorme impacto ambiental al reducir fuertemente el tráfico aéreo y carretero en el estado más poblado del país.


Se espera que la tecnología para el nuevo sistema venga de Europa y Japón.Actualmente, el único tren de alta velocidad en Estados Unidos es la línea Acela entre las ciudades de Washington, Boston y Nueva York, que viaja por vías convencionales a una velocidad promedio de sólo 135 kilómetros por hora.

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Fonte: Transporte, Idéias & Notícias

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