Quatro anos após ser inaugurada e sem nunca ter entrado em operação, a estação ferroviária do Indubrasil voltará a consumir dinheiro público. A licitação para as obras de reforma do imóvel – que atualmente está deteriorado e servindo de abrigo para sem-teto e marginais – deve ser aberta no próximo mês, com o objetivo de deixar o terminal em condições de receber a linha do Trem do Pantanal. O empreendimento, hoje abandonado, fez parte de um projeto que absorveu R$ 61 milhões que resultou na construção de 36 quilômetros de trilhos entre as saídas de Aquidauana e Sidrolândia, três pontes e a desativação de 17,7 quilômetros de trilhos existentes no antigo traçado da ferrovia dentro da cidade, juntamente com a retirada de 32 passagens de nível.
Coincidentemente, o administrador que construiu a estação, o então prefeito André Puccinelli (PMDB) é o mesmo que deverá “reinaugurá-la” como no passado, ou seja, sem passageiros. O mais interessante é que a América Latina Logística (ALL), responsável pela malha ferroviária do estado, intermediada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), “concordou” em repassar o prédio ao governo do estado.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Seja o primeiro a comentar