Os projetos do PAC não vão sofrer ajustes por causa da crise econômica mundial. A afirmação é do secretário executivo do Ministério dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, na cerimônia de abertura da 11º edição da Feira Negócios nos Trilhos, que acontece entre os dias 4 e 6 de novembro, no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, em São Paulo. “Estamos vivendo um momento especial no Brasil, mas o Governo federal tem tomado medidas importantes para que a crise chegue ao país de forma atenuada”, disse Passos.
O secretário reafirmou a disposição do Governo em tomar a iniciativa de iniciar as obras de expansão da malha ferroviária brasileira, criando condições para a iniciativa privada investir. “O setor público sozinho, assim como o privado, não pode resolver os problemas. É preciso que haja uma convergência entre as partes”, disse o secretário.
Como exemplo, Passos citou as obras da Ferrovia Norte-Sul, que está sendo construída em várias frentes, com recursos de uma subconcessão ganha pela Vale. Segundo ele, em breve será feita a licitação de concessão do trecho Palmas (TO) – Estrela d’Oeste (SP), onde o Governo federal pretende arrecadar R$ 3,5 bilhões que viabilizariam a obra. A expectativa é que até o final de 2010 os trilhos já tenham chegado a Anápolis.
Já a Ferrovia Oeste –Leste, entre Figueirópolis (TO) e Ilhéus (BA), pode ter sua licitação no 1º semestre de 2009. Com recursos da ordem de R$ 3 bilhões, oriundos da concessão, a expectativa é concluir o primeiro trecho da linha, até a região de Caetité (BA), no segundo semestre de 2010. A Oeste-Leste terá 1.500 km está orçada entre R$ 5 bilhões e R$ 6 bilhões. O preço é justificado pela grande quantidade de pontes, viadutos e túneis que terão de ser construídos. Em Ilhéus ainda não há estrutura portuária, mas segundo Passos a Secretaria Especial de Portos já está se mobilizando para viabilizar a construção de um terminal na região, a fim de escoar a produção de soja do oeste baiano e o minério de Caetité.
Passos também aproveitou a ocasião para mandar um recado ao setor: que o projeto do TAV Rio-São Paulo está com força e que o Governo pretende dotar a linha com o que há de mais moderno em matéria de transporte ferroviário de passageiros, e fez um convite aos fabricantes do país: “Queremos que a indústria brasileira participe do projeto, inclusive como receptoras de tecnologia”, disse.
O secretário lembrou ainda do Plano Nacional de Logística de Transportes (PNLT), classificado por ele como “a retomada da cultura de planejamento no país” e “base de sustentação para um país que quer crescer”.
A cerimônia de abertura do NT 2008 contou ainda com as presenças de: o presidente da Iochpe Maxion, Dan Ioschpe; o presidente da Abifer, Luis Cesário da Silveira; o presidente da ANTF e da MRS, Julio Fontana; o diretor-técnico da CBTU, Marcus Quintella; o secretário de Transportes do Rio de Janeiro, Julio Lopes; o presidente da CPTM, Sérgio Avelleda; o diretor geral da ANTT, Bernardo Figueiredo; o presidente da ANTP, Ailton Pires; o diretor geral do setor Transporte da Alstom, Ramon Fondevila, o diretor geral do setor Transportes da Siemens, Nelson Branco Marchetti; e o diretor da Revista Ferroviária, Gerson Toller.
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