Uma passarela coberta e cheia de quiosques ligará o prédio da prefeitura à futura estação Cidade Nova do metrô, do outro lado da Avenida Presidente Vargas, como informou ontem Ancelmo Gois em sua coluna no GLOBO. Com cerca de oito metros de largura e 1,3 quilômetro de extensão, ela é parte do projeto Metrô Século XXI, que prevê, além da estação, a compra de 19 novos trens de seis carros cada para atender à meta de transportar 1,1 milhão passageiros por dia — a média hoje é de 550 mil. A estação começa a funcionar em dezembro de 2009 e os trens, no primeiro trimestre de 2011.
— O que estamos conversando com a prefeitura é que, além de construí-la (a passarela), também possamos assumir a manutenção dela. Portanto, ela ficaria fechada enquanto nós não estivéssemos operando, de meia-noite às 5h. Assim, poderíamos manter a qualidade e a segurança — diz o presidente da Metrô Rio, José Gustavo Costa.
A pedra fundamental da estação Cidade Nova foi lançada no último dia 13 de novembro.
Com a construção de uma linha elevada de 1,3 quilômetro de extensão, contígua à da SuperVia, surgirá a Linha 1-A, que permitirá que os passageiros da Linha 2 possam ir até Botafogo sem fazer baldeação no Estácio. Com a entrada em operação do novo trecho, de oito quilômetros, o intervalo entre as composições cairá de quatro para dois minutos, no horário de pico, entre as estações Central e Botafogo. E, sem transferência de trens, será possível economizar 13 minutos de viagem: o trajeto Pavuna-Botafogo poderá ser feito em 51 minutos e quatro segundos.
No pacote de investimentos de R$ 1,2 bilhão assumido pela Metrô Rio no ano passado, ao renovar seu contrato de concessão com o governo do estado, também está prevista a construção da estação Uruguai, onde fica hoje o chamado rabicho da Tijuca. Ali está sendo estudada uma mudança em relação ao projeto inicial.
— Estamos tentando trazer a estação mais para a altura da Rua Dona Delfina, antes da Rua Uruguai, onde já há um buraco pronto, o final do rabicho. Se formos até o lugar exato previsto, precisaremos interditar a Rua Conde de Bonfim e a Uruguai por algum tempo, o que causaria transtornos. Seria uma mudança de lugar de apenas cento e poucos metros — explica José Gustavo, adiantando que, dessa forma, a estação que, por obrigação contratual, deverá ser inaugurada até 2014, pode ser aberta bem antes.
Nos planos do presidente da Metrô Rio está também a abertura de uma nova estação em Botafogo, próxima ao shopping Rio Sul, em dois anos: — Podemos fazê-la rapidamente. A linha já passa ali e o buraco da estação já está pronto, perto da Rua Álvaro Ramos. Falta só fazer o acesso.
Ipanema e Leblon podem ter 4 estações
Ipanema e Leblon poderão ganhar quatro estações do Metrô, se vingar a intenção do governador Sérgio Cabral de mudar o traçado da Linha 4 (Zona Sul-Barra). No lugar do projeto inicial, que teria paradas no Humaitá e Botafogo, a ligação entre a Barra e a Praça General Osório passaria a ter estações na Avenida Bartolomeu Mitre (no Largo da Memória), na Avenida Afrânio de Melo Franco (na altura do Shopping Leblon), na Avenida Henrique Dumont (em Ipanema) e na Praça Nossa Senhora da Paz.
Apesar de o traçado via Humaitá, que teria uma parada no bairro e outra perto do shopping Rio Sul já ter sido licitado, o governador Sérgio Cabral já afirmou que o estado bancará a construção da Linha 4 com as mudanças por ele propostas. Segundo o presidente da Metrô Rio, José Gustavo Costa, seriam mantidas, do projeto origin a l , as estações Jardim Oceânico (atrás do Condado dos Cascais), São Conrado (na altura do Fashion Mall) e Gávea (próximo à PUC).
Superlotação deve cair em dezembro do ano que vem
O problema da superlotação de trens, principal queixa dos usuários do metrô, será completamente resolvido até 2011, com a entrada em operação das novas composições. Mas, já em dezembro do ano que vem, segundo José Gustavo Costa, os passageiros respirarão aliviados nos vagões, mesmo em horários de pico: — A questão da superlotação já começa a ser solucionada com a entrada em operação da estação Cidade Nova. Aí, aumentaremos em 250 mil lugares a nossa capacidade de transportar passageiros por dia . Quanto aos trens, estamos na reta final para a compra. Os protótipos devem chegar em meados de 2010. No primeiro trimestre de 2011, os 19 trens comprados, um total de 114 carros, já devem estar em operação. Com a nova estação e os novos trens, teremos capacidade de transportar 1,4 milhão de passageiros. A média deve ficar em torno de 1,1 milhão por dia.
Com a lotação dos 182 vagões em uso pela Metrô Rio ( o que corresponde a 32 trens), a Metrô Rio alega que vem perdendo passageiros desde 1998. A empresa já chegou a transportar 630 mil passageiros por dia.
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