A Siemens Transportation Systems (TS) apresentará durante a 11ª Feira Negócios nos Trilhos, de 4 a 6 de novembro, no Expo Center Norte – Pavilhão Vermelho, em São Paulo, o conceito de Trens de Alta Velocidade (TAV), projeto para o Brasil no eixo Rio-São Paulo e implementado em vários países da Europa e Ásia.
Os trens de alta velocidade se tornam opções mais eficientes do que os aviões em percursos de até 800 quilômetros. A Siemens possui exemplos bem-sucedidos neste segmento em vários países, para tornar mais rápido, prático e eficiente o transporte entre megacidades. Na Alemanha, por exemplo, implementou diversas gerações do ICE (Inter City Express), interligando todos os grandes centros urbanos.
Posteriormente a Siemens desenvolveu a versão espanhola Velaro® AVE (Alta Velocidad Española), construído pela divisão de Sistemas de Transporte da Siemens e que liga as cidades de Madri e Barcelona em um percurso de menos de três horas. Trata-se do mais rápido do mundo em operação comercial e trafega com velocidades de até 404 km/h, tornando o tempo de viagem mais curto e confortável do que em trens convencionais, que fazem o mesmo trajeto em seis horas.
O grande diferencial do TAV alemão é a tração distribuída, com os motores, freios e transformadores sob todos os carros, o que eliminou a necessidade de uma locomotiva. O espaço extra permitiu aumentar a capacidade de passageiros em até 20% e, como conseqüência, melhorar a eficiência. A tecnologia inovadora fez a emissão cair para 75 gramas de CO2 por quilômetro por pessoa, 60% a menos do que um avião e um quarto a menos do que um carro. Este trem é equipado com o novo sistema de controle europeu de trem ERTMS, que integra os países europeus e permite o uso de diferentes tipos de trens em uma mesma via. O produto começa a atrair a atenção de outros países. Os russos adquiriram oito unidades da plataforma para operar uma futura ligação entre Moscou e São Petersburgo.
Durante o evento, a Siemens também apresentará o TAV instalado pela empresa em Pequim, China, que recebeu uma das mais modernas tecnologias em transportes de trilhos em alta velocidade.
Também está apresentando o sistema automático de controle de trens (Driverless), Trainguard MT, que utiliza o princípio de “bloco móvel”, permitindo que os carros operem em intervalos bem curtos, com a troca de informações entre o trem e a plataforma por meio de uma rede wireless.
A tecnologia foi instalada em duas linhas do metro durante as Olimpíadas de Pequim 2008, e fez da cidade pioneira na implantação deste sistema, que amplia a proteção de trens. A tecnologia permite que a transferência dos dados entre o veículo e a plataforma seja feita por link de dados WLAN à prova de falhas (Fail Safe). Esta novidade agora é parte integrante do Sistema de Controle de Trens da Siemens com base em comunicações, o CBTC – Communications Based Train Control System.
Além de Pequim, o Trainguard MT também deverá ser utilizado em breve nas megacidades chinesas de Guangzhou e Nanjing. Tecnologias da mesma família já funcionam em Paris, capital francesa, Budapeste, capital da Hungria, Barcelona, capital da Catalunha, Argel, capital da Argélia, e em São Paulo, com a construção da linha 4 do metrô.
O sistema fornece informações em tempo real sobre toda a linha ao Centro de Controle Operacional (CCO), que também é totalmente automatizado. Com isso, a mobilização dos trens é mais flexível, permitindo uma utilização mais eficiente da infra-estrutura e facilitando a programação em situações onde tenham ocorrido falhas ou haja necessidade de manutenção. O Trainguard MT possibilita aumentar consideravelmente o número de trens e, por isso, amplia a capacidade de transporte na rede do metrô.
A Siemens pretende participar intensamente do projeto do Trem de Alta Velocidade brasileiro, que ligará o Rio de Janeiro a São Paulo e Campinas. A viagem Rio-São Paulo durará cerca de uma duas horas, e sua continuação até o aeroporto de Viracopos, em Campinas, outros 30 minutos. Para o projeto, a empresa tem planos de fornecer trens de alta velocidade, além de toda a sinalização, Centros de Controle, Eletrificação e oficinas.
Além de apresentar exemplos bem sucedidos mundialmente de trens de alta velocidade, profissionais da Siemens discutirão temas como classificação de vagões, eletrificação e revisão geral com modernização, em palestras durante a Feira. Um dos destaques será a apresentação do tema “TUEs – Revisão Geral com Modernização”, dia 06 de novembro às 16 horas, por Luiz Antonio Taulois da Costa, Gestor de Contratos da Siemens.
Será abordada a modernização em todo o processo de revisão do segmento, focando principalmente o uso de novas tecnologias, qualidade do transporte, reduções diretas nos custos de implementação, infra-estrutura e operação do sistema (confirmar). “Há tempo não se via um crescimento tão forte no setor ferroviário brasileiro. Neste cenário de expansão, a integração das melhores tecnologias disponíveis em âmbito mundial é a chave para uma competitividade sustentável”, afirma Costa.
Com ampla experiência em gerenciamento de grandes empreendimentos e no desenvolvimento dos sistemas de transporte metro-ferroviário, a Siemens desenvolve soluções completas para infra-estrutura, trens de passageiros e de carga. A divisão Mobility da Siemens é um dos principais fornecedores internacionais do setor. A empresa é o único player internacional que dispõe de todo o espectro de fornecimento deste segmento em seu portfólio e está comprometida com o desenvolvimento sustentável da infra-estrutura das grandes metrópoles. Durante o evento também serão apresentadas todas as soluções e novas tecnologias que a Siemens disponibiliza para o mercado ferroviário.
A Feira Negócios nos Trilhos é voltada para o segmento de transportes de passageiros e de cargas, com participação de mais de 6 mil profissionais de empresas operadoras e de logística, clientes, técnicos do governo e interessados no setor ferroviário. São cerca de 150 empresas participantes, de 17 países – África do Sul, Alemanha, Argentina, Canadá, China, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Índia, Coréia, Suécia, Áustria, Finlândia, México e Brasil.
Palestras:
Dia 05.11.2008 – 16 às 17 horas
Local: Espaço Aberto
Palestra: Classificação de vagões
Palestrante: Marcelo Zugaiar, coordenador de contratos da Siemens.
Dia 06.11.2008 – 16 às 17 horas
Local: Espaço Aberto
Palestra: TUEs – Revisão Geral com Modernização
Palestrante: Luiz Antonio Taulois da Costa, gestor de contratos da Siemens.
Seja o primeiro a comentar