O diretor de operações da SuperVia, João Gouveia, afirmou nesta quinta-feira (6), durante palestra no seminário da feira Negócios nos Trilhos, em São Paulo, que a operadora já está negociando com o Governo do estado do Rio de Janeiro a prorrogação do tempo de concessão. O contrato, previsto para terminar em 2023, seria prolongado até 2048, e “no bojo da negociação incluiríamos os recursos para investir no sistema”, afirmou Gouveia, que aproveitou a oportunidade para reclamar do alto custo da energia elétrica. “No nosso negócio, parece que quanto melhor, pior. A SuperVia paga a tarifa mais alta justamente nos horários de pico, quando tenho mais trens rodando e transportando mais passageiros”, afirmou, completando com a sugestão da operadora: “Nó nos propomos a investir no sistema o dinheiro arrecadado com a economia obtida na tarifa de energia”.
Gouveia apresentou o projeto da operadora para retomar a marca de 1 milhão de passageiros por dia, alcançada em 1984, quando o sistema ainda era estatal. Hoje, a SuperVia transporta 450 mil por dia, sendo que em 1998, logo após a concessão, o sistema transportava 140 mil. “Queremos reconquistar essas pessoas que migraram para outros meio de transporte. A meta é chegar em 2023 transportando 1,5 milhão de passageiros por dia”, disse Gouveia.
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