O trecho da Transnordestina Logística (ex-CFN) entre Cabo (PE) e Porto Real de Colégio (AL) vai voltar a operar em junho de 2009. O anúncio foi feito pelo presidente da operadora, Tufi Daher Filho, nesta quarta-feira (dia 5), durante o seminário da feira Negócios nos Trilhos. Tratado como “xodó” da operadora, este trecho estava interditado desde 2000, quando fortes chuvas deixaram a via sem condições de tráfego. A paralisação afetou a economia do Nordeste, que perdeu sua ligação ferroviária com o resto do país.
A operadora investiu R$ 50 milhões na recuperação do trecho, ligado à malha da FCA, em Própria (SE). Daher comemorou o retorno da operação nos 527 km desta parte da linha, mas protestou contra a lentidão na aprovação das licenças ambientais. “A ferrovia tem baixíssimo impacto no meio ambiente. Não podemos perder tanto tempo para obter uma licença, desde que sejamos ecologicamente responsáveis. E neste caso era apenas para a reforma da via”, reclamou.
Daher afirmou que as obras da Ferrovia Nova Transnordestina estão em curso e que até dezembro a infra-estrutura do trecho Missão Velha – Salgueiro, de 96 km, será entregue. Entre Trindade (PE) e Eliseu Martins (PI), a expectativa é que a obra, de 420 km, seja finalizada em novembro de 2010. Já a construção do trecho Salgueiro – Trindade, de 163 km, será iniciada até o fim do ano. A parte entre Missão Velha e Pecém, de 527 km, já tem projeto executivo em fase de avaliação, e a linha entre Salgueiro e Suape será reconstruída e a expectativa é entregar a obra, de 522 km, em dezembro de 2010. Para 2009, a meta é investir R$ 2,8 bilhões; e em 2010, R$ 2.525 bilhões.
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