A Codesp alterou o projeto de distribuição das linhas ferroviárias que atendem os terminais de Outeirinhos, no Porto de Santos. Com a construção da Avenida Perimetral, esses ramais ficarão às margens da nova via, sem cruzar com pistas destinadas ao tráfego rodoviário, possibilitando maiores produtividade e segurança.
Originalmente, com a implantação da Perimetral obra que agilizará a chegada de caminhões aos terminais , duas linhas férreas seriam instaladas na Avenida Eduardo Guinle, criando quatro passagens de nível (cruzamentos rodoferroviários).
Porém, após reivindicação da concessionária América Latina Logística (ALL), companhia que controla a Portofer, responsável pelo transporte ferroviário na área do cais, a Docas aceitou que as duas linhas sejam instaladas junto às outras três que atendem os terminais de Outeirinhos. Esse conjunto de ramais irá margear a Avenida Perimetral.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Com isso, da altura do Armazém I (1 externo) até a Praça da Santa (na direção da Avenida Senador Dantas, no Macuco), não haverá qualquer interrupção no tráfego ferroviário. Os trilhos passarão por baixo do viaduto que está em construção na direção da Rua João Pessoa, no Paquetá, contornarão a Perimetral em Outeirinhos e seguirão para os terminais da Ponta da Praia, por baixo da alça que será construída na Praça da Santa.
De acordo com o diretor de Infra-estrutura e Serviços da Codesp, Paulino Moreira Vicente, a mudança fará com que não haja interrupção no tráfego de composições, pois todo o trajeto será segregado. “É ganho em escala, produtividade. É a forma que encontramos para manter o crescimento das operações ferroviárias no Porto de Santos”.
Para o coordenador de Relações Corporativas da Portofer/ ALL, Maurício Pinheiro, a transferência das duas linhas irá permitir um tráfego maior de trens no trecho. Ele prevê um aumento na velocidade das composições, que é limitada a 10 quilômetros por hora, atualmente. “Mas na prática, por conta das passagens de nível, que obrigam uma redução na velocidade, não chega a cinco quilômetros por hora”.
Com a Perimetral e os ramais ao seu lado, será possível passar com os trens a 15 quilômetros por hora.
PASSAGENS DE NÍVEL
O coordenador de Relações Corporativas da Portofer/ ALL explicou que, com a alteração no desenho ferroviário de Outeirinhos, só haverá duas passagens de nível em toda a Margem Direita do complexo marítimo. Uma delas já existe. Ela está localizada na direção do Armazém 1, no Valongo. A segunda será criada com a construção do novo sistema viário. Ela ficará na direção do Terminal de Passageiros Giusfredo Santini e dos silos do T-Grão, entre a Praça da Santa e o Cais da Mortona, no Canal 4.
Segundo Pinheiro, esta última não criará problemas para o tráfego, uma vez que ela não cruzará com a Avenida Perimetral. A passagem será feita sobre uma via de serviço, destinada ao atendimento dos silos, do Terminal de Passageiros Giusfredo Santini e das instalações da Bandeirantes Armazéns Gerais, no cais do Armazém 23. “E não haverá manobras ali. Será apenas para a passagem de trens para o Corredor de Exportação (na Ponta da Praia). Coisa de dois a três minutos de interrupção em uma região onde o trânsito é pequeno”.
SISTEMA VIÁRIO
Para viabilizar as alterações nos acessos ferroviários, a Codesp irá abrir duas ruas ligando a Perimetral com a Avenida Senador Dantas. Quando o novo sistema viário do cais estiver pronto, quem seguir do Centro em direção à Ponta da Praia encontrará uma saída à direita para a Senador Dantas. E quem desejar entrar no porto por essa avenida terá uma via especial.
Neste último caso, haverá um semáforo para que os veículos entrem na pista da Perimetral com sentido Ponta da Praia-Paquetá.
Seja o primeiro a comentar