A licitação do último trecho do Metrofor — correspondente aos 24,1 km que ligam a Praça da Lagoinha à Estação João Felipe —, deverá ocorrer na primeira quinzena de fevereiro de 2009. Neste ano, o primeiro estágio do trem metropolitano passou a integrar os projetos prioritários do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
O projeto conta com aporte de recursos da ordem de R$ 945,73 milhões sendo R$ 207,73 do Estado. Segundo a Secretaria de Infra-estrutura do Estado do Ceará (Seinfra), após a liberação das contas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), dentro de no máximo 60 dias serão retomados os trabalhos da linha Sul.
Também já está acertado entre a Seinfra e a Prefeitura de Fortaleza o rebaixamento da Estação Ferroviária de Parangaba. O monumento foi tombado pela administração municipal este ano, permitindo assim, a construção do elevado que passa sobre a Estação. Segundo a Seinfra, o custo da obra, R$ 700 mil, será pago pelo Governo do Estado, uma vez que a obra não estava prevista no projeto Metrofor.
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Terminal de Múltiplo Uso – Após a assinatura da ordem de serviço no último dia 22 e da concessão da licença ambiental pela Semace, o consórcio de empresas Marquise/Avaí deu início às obras do Terminal de Múltiplas Utilidades, no Porto do Pecém. Previsto para ficar pronto até 2010 e orçado em R$ 313,7 milhões, o equipamento é a 1ª das cinco etapas de ampliação do terminal para os próximos oito anos. Estão previstos: três berços de atracação para placas siderúrgicas; quatro correias para carvão mineral e minério; quatro descarregadores para estes insumos; seis carregadores de placas; dois píeres petroleiros para a refinaria; ponte de acesso de 1.800 metros; quebra-mar de 2.300 metros e berço de atracação com 380 metros para a exportação de minério de ferro e grãos. As etapas, orçadas em R$ 2,3 bilhões, devem estar prontas até 2016.
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