Após o sucesso do sistema de aluguel de bicicletas, a capital da França pretende oferecer 4 mil veículos em 1,4 mil pontos parisienses. A cidade de Paris decidiu implementar, até 2010, o sistema self-service de carros. O serviço é baseado no aluguel de bicicletas que faz sucesso na capital francesa e inspirou o modelo aplicado em São Paulo e no Rio.
Assim como as bicicletas, o usuário poderá pegar o carro em uma estação de metrô ou trem e deixá-lo em outro ponto da cidade. O interessado não precisará retornar ao local de retirada do veículo ou fazer reserva.
De acordo com reportagem da Folha de S. Paulo, os carros alugados serão elétricos, o que evitaria o problema da poluição. O objetivo do programa é aumentar a rotatividade no uso dos veículos e estimular seu uso apenas para pequenas distâncias, o que contribuiria para diminuir os congestionamentos.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A estimativa inicial é de que 4 mil veículos sejam colocados à disposição em pelo menos 1,4 mil pontos da região metropolitana de Paris. Os usuários terão de fazer uma assinatura mensal de até 20 euros (cerca de R$ 65) e pagar mais 4 euros (R$ 13) a cada locação, o que dará direito de utilizar os veículos por 30 minutos.
Seja o primeiro a comentar