O metrô da capital paulista recebeu na semana passada o primeiro de 47 novos e mais modernos trens adquiridos por meio do Plano de Expansão do Transporte Metropolitano. De acordo com o governo do estado, ele integra o lote de 16 composições que começarão a circular gradativamente na Linha 2-Verde do Metrô.
Trem – Com seis carros e capacidade para transportar 2 mil passageiros, além de equipamentos de ponta e totalmente adaptado para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, o novo trem conta com tecnologias inovadoras para o sistema. Entre elas, ar-condicionado em todos os carros; monitoramento em tempo real, com 4 câmeras de segurança em cada carro e uma no exterior de cada vagão líder, que transmitem ao vivo para um monitor na cabine do operador; um grande pega-mão central que atravessa todo o vagão e ainda tem pintura fluorescente, para casos de queda de energia; portas mais largas, para facilitar o embarque e desembarque; além de freios antideslizantes e antiderrapantes que prometem uma parada suave.
O novo trem do metrô de São Paulo possui uma divisória transparente de policarbonato que separa a cabine do condutor do salão de passageiros, permitindo a visualização da cabine pelos usuários e a do interior do vagão pelo operador. O nível de ruído externo que entra no salão foi reduzido consideravelmente com a troca de janelas basculantes por fixas. A comunicação com os passageiros será feita por meio de um sistema digital com mensagens pré-gravadas.
Já o sistema Data-Bus, via comunicação digital, possibilita o controle e monitoramento de todos os equipamentos da composição. Com este recurso, as informações sobre falhas ou anormalidades são indicadas em uma tela no painel de comando da cabine do condutor.
O trem também tem sistema de detecção de fumaça interligado às câmeras de monitoramento. Em caso de emergência, a câmera correspondente é acionada e a imagem aparece no monitor de vídeo da cabine. Além disso, dispositivos como engates de cabeceira e entre carros com duplo sistema de amortecimento prometem minimizar impactos.
Segundo o governo do estado, os trens terão maior eficiência e menor custo de manutenção, com motores de tração em corrente alternada que possibilitam economia de energia, com regeneração energética até 30% superior a de trens convencionais. Antes de entrarem em operação, as novas unidades passarão por testes estáticos (estacionados) e dinâmicos (em circulação).
Algumas modificações no layout interno, como a acomodação de equipamentos auxiliares e extintores de incêndio embaixo dos bancos, proporcionaram a ampliação do espaço para os usuários. O design externo, mais limpo, já tem a nova comunicação visual nas cores da Linha 2-Verde.
Acessibilidade – As portas do novo trem tiveram sua largura aumentada de 1,3 metro para 1,6 m, facilitando os fluxos de embarque e desembarque. Acima das portas centrais há um “mapa dinâmico”’ que indica, por meio de sinais luminosos, a localização do trem, auxiliando pessoas com deficiência auditiva. Um sistema de leds indicará a posição atual do trem e sua próxima parada.
Na segunda porta do vagão-líder, onde é realizado o embarque preferencial, há comunicação em Braille com o número do carro indicando a localização para deficientes visuais. Além dos assentos preferenciais para gestantes, idosos e passageiros com mobilidade reduzida, cada vagão-líder tem um banco para pessoas obesas, com espaço equivalente a dois assentos comuns – porém sem a divisória central.
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