A ALL (América Latina Logística) anunciou a conclusão de mais sete obras nas ferrovias do Rio Grande do Sul projetadas para o segundo semestre do ano passado. Segundo a empresa, foram investidos R$ 14 milhões, sendo que obras foram iniciadas em janeiro de 2008.
De acordo com a companhia, as vias férreas receberam 150 mil novos dormentes, 1,6 mil vagões de brita, mil quilômetros de nivelamento mecanizado e 100 quilômetros de esmerilhamento.
Além disso, a malha foi equipada com detectores de descarrilamento e de quedas de barreira, que são dispositivos de segurança para locomotivas e vagões.
Segundo a ALL, a principal obra realizada foi a ampliação da linha ferroviária no Pátio de Dilermando de Aguiar em 500 metros. Segundo a empresa, o investimento permitiu uma maior agilidade nas operações, além de comportar composições de até 80 vagões. Ao todo, o Pátio possui 1,3 quilômetros de extensão, com linha férrea dupla.
No exterior
Na Argentina, a companhia anunciou que devido a uma parceria com o governo do país será possível retomar o trânsito ferroviário sobre a lagoa La Picasa, que estava interditada havia 10 anos, devido aos altos índices de pluviosidade.
De acordo com a companhia, desde 1999 os trens operados pela empresa precisaram utilizar um desvio de 200 quilômetros entre Buenos Aires e Mendoza.
“Reduziremos custos e agilizaremos toda a operação no trecho, ganhando 42hs no giro das composições que fazem o circuito Mendoza – Buenos Aires”, explica Marcelo Tappis, superintendente de operações da ALL na Argentina.
A obra, iniciada em 2006, possibilitou que a parte próxima a lagoa fosse estendida em 17 quilômetros, os trilhos, segundo a companhia, são cercados lateralmente por um trapézio de sete metros que protege a construção do efeito erosivo das águas.
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