Atrasos se acumulam na Transnordestina

O ano era 2003 e o mês, setembro, quando o governo federal, em seu plano plurianual, desengavetou para incluir em seu plano plurianual (PPA) 2004-2007 dois grandes e antigos projetos para o Nordeste: a Ferrovia Transnordestina e a Transposição do Rio São Francisco. Desde então, os esqueletos de papel dos projetos foram montados, mas pouca coisa andou. Cada uma já tem trechos iniciados. Mas os atrasos se acumulam e os cronogramas oficiais, ainda apontando conclusão de ambas ano que vem, são considerados inviáveis.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará em Salgueiro, no Sertão pernambucano, no próximo dia 12, para inaugurar o trecho Salgueiro-Trindade da Transnordestina, de 166 quilômetros, que deveria ter sido iniciado em outubro. Ainda há os seguintes trechos: Suape-Salgueiro (522 quilômetros), Trindade (no Sertão do Araripe) a Eliseu Martins (no Piauí) com 420 quilômetros – e Missão Velha-Pecém, que terá extensão de 527 quilômetros.


O governo do Estado, que fez convênio com a União para acelerar a ferrovia, espera nos próximos 15 dias finalizar toda a engenharia necessária tanto para as desapropriações no traçado quanto para a fiscalização das obras da Transnordestina, segundo o superintendente de Projetos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Artur Maciel.


Somando os valores de desapropriações nos trechos Suape-Salgueiro e Salgueiro-Trindade, mais a verba para a fiscalização das obras, serão em torno de R$ 43 milhões.


Quando o assunto são os recursos financiados para tocar o projeto, de R$ 5,4 bilhões, nada saiu ainda dos R$ 2,6 bilhões que virão da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) via Banco do Nordeste (BNB). A assessoria de imprensa da Sudene informa que aguarda a autarquia aguarda a aprovação do projeto pelo BNB e a assinatura do contrato para aprovar a liberação dos recursos. A Sudene aprovou a engenharia financeira da Transnordestina no dia 24 de novembro passado, com publicação no Diário Oficial dia 1º de dezembro.


Quanto à Transposição, projeto que remonta ao Brasil Império, de seus R$ 4,69 bilhões para a construção de dois grandes canais, divididos em 14 lotes de obras, foram contratados R$ 3,06 bilhões e gastos, efetivamente, R$ 284,1 milhões. 

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: Jornal do Commercio (PE)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0