O secretário de Política Urbana, Miguel Reis Afonso, anunciou que existe a possibilidade de a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) assinar ainda neste mês um convênio com a MRS Logística para a segregação de linhas de carga e passageiros. Ou seja, haverá separação dos trilhos para os trens de cada companhia. A parceria irá favorecer as metas traçadas pelo projeto da Prefeitura de Suzano, Operação Urbana Orla Ferroviária.
A confirmação da assinatura do convênio foi informada ao secretário durante a audiência pública realizada em Mogi das Cruzes na segunda-feira. “Nós já estamos conversando com a CPTM há bastante tempo naquela proposta de segregação das linhas de carga e passageiros. Isto faz parte do nosso projeto de Orla Ferroviária que vem desde 2005, ou seja, nossa relação com a CPTM é uma relação já de longa data e temos apresentado projetos de alternativas. É lógico, por exemplo, que tudo isto depende de recursos. Eu recebi a informação aqui que definitivamente será assinado o convênio para fazer a segregação”, explicou Afonso.
A Orla Ferroviária tem o objetivo de requalificar a malha viária central de Suzano a partir da estação de trem e do seu entorno. As conversas com a CPTM têm acontecido para que o projeto da Prefeitura seja ajustado ao do Estado na implantação do Expresso Leste e da reforma das estações. A ação prevê investimentos superiores a R$ 100 milhões na cidade – numa parceria com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e a MRS Logística, concessionária de transportes de cargas que opera nas linhas da região.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Assim como conta no Plano de Governo do prefeito Marcelo Candido (PT) com o Expresso Leste, a cidade ganhará trens modernos e a ampliação e construção de plataformas, trilhos exclusivos para trens de carga da MRS e mudanças do sistema de mobilidade para pedestres. Juntamente com o projeto da CPTM vem benefícios para o município como a requalificação da rua Dr. Prudente de Moraes e da rua General Francisco Glicério.
Seja o primeiro a comentar