O governador Sérgio Cabral bateu o martelo e mudou o projeto que ligará o metrô da Zona Sul à Barra da Tijuca. A Linha Quatro (entre Botafogo e Barra) será construída inicialmente apenas entre a Barra e a Gávea. Desse bairro até Ipanema será feita outra linha ainda a ser licitada.
O projeto básico do novo trecho entre Gávea e Ipanema ainda não foi feito, mas a previsão é que Ipanema e Leblon ganhem quatro estações: Praça Nossa Senhora da Paz, Avenida Henrique Dumont (Ipanema) e nas avenidas Bartolomeu Mitre e Afrânio de Mello Franco. A mudança, que havia sido noticiada pelo GLOBO em novembro, foi confirmada por Cabral ontem.
Segundo Cabral, a modificação já foi incluída no pacote de obras de transporte, orçado em R$ 4,7 bilhões, apresentado anteontem pelo estado e pela prefeitura do Rio à ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, para inclusão no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade Urbana. O novo PAC visa a dotar de infraestrutura de transportes as 12 cidades que serão sede da Copa de 2014. A Linha Quatro e a expansão da Linha Um custariam cerca de R$ 2,7 bilhões em recursos públicos e privados. O Rio espera receber uma resposta sobre os recursos da União até o dia 25.
Foi preciso fazer acordo com vencedor de licitação em 97
Ainda segundo Cabral, para fazer a modificação do trajeto, o estado costurou uma negociação com o consórcio vencedor da licitação feita em 1997, formado pelas empreiteiras Carioca Engenharia e Queirós Galvão.
A concorrência previa que as empresas construíssem e operassem a Linha Quatro. Para garantir a modificação, o estado propôs bancar a obra. E o consórcio continuaria responsável pelo trecho Gávea-Jardim Oceânico, chamado por Cabral ontem de “Semilinha Quatro”. A construção do trecho IpanemaGávea será licitada até o fim do ano. A escolha da empresa que operará o trecho será objeto de uma segunda licitação.
— O projeto original é completamente equivocado. O cidadão pagaria R$ 6,20 pela passagem da Linha Quatro e depois pagaria novamente o bilhete da Linha Um, em Botafogo. Seria o metrô mais caro do mundo. Vamos adotar apenas um tíquete da Pavuna à Barra e o estado fará a obra. Foi uma negociação dura e ainda falta sentar com o consórcio para acertar valores. A Queirós Galvão e a Carioca Engenharia entram como contratadas do estado. Vão construir, não vão operar — disse o governador.
Em novembro, o estado cogitava fazer estações nas avenidas Bartolomeu Mitre e Afrânio de Melo Franco. Ontem, Cabral citou a Praça Antero de Quental como uma opção no Leblon.
Conheça o projeto de expansão
IPANEMA E LEBLON GANHARIAM QUATRO ESTAÇÕES:
Novas estações em Ipanema: Praça Nossa Senhora da Paz e Avenida Henrique Dumont NOVAS estações no Leblon: Avenida Bartolomeu Mitre (Largo da Memória) e Avenida Afrânio de Mello Franco (em frente ao Shopping Leblon).
O projeto da Linha 4 do metrô, licitado em 1997, previa o traçado partindo do Morro São João, próximo ao Riosul, seguindo por Humaitá, Jardim Botânico, Gávea, São Conrado e chegando no Jardim Oceânico na Barra, num total de 16,3 km de extensão.
A ligação entre Ipanema e Jardim Oceânico teria 13,7 km de distância. Pelo trecho passariam até 280 mil pessoas por dia, segundo a Secretaria estadual de Transportes.
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