Governo do RJ muda trajeto da Linha Quatro

O governador Sérgio Cabral bateu o martelo e mudou o projeto que ligará o metrô da Zona Sul à Barra da Tijuca. A Linha Quatro (entre Botafogo e Barra) será construída inicialmente apenas entre a Barra e a Gávea. Desse bairro até Ipanema será feita outra linha ainda a ser licitada.


O projeto básico do novo trecho entre Gávea e Ipanema ainda não foi feito, mas a previsão é que Ipanema e Leblon ganhem quatro estações: Praça Nossa Senhora da Paz, Avenida Henrique Dumont (Ipanema) e nas avenidas Bartolomeu Mitre e Afrânio de Mello Franco. A mudança, que havia sido noticiada pelo GLOBO em novembro, foi confirmada por Cabral ontem.


Segundo Cabral, a modificação já foi incluída no pacote de obras de transporte, orçado em R$ 4,7 bilhões, apresentado anteontem pelo estado e pela prefeitura do Rio à ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, para inclusão no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade Urbana. O novo PAC visa a dotar de infraestrutura de transportes as 12 cidades que serão sede da Copa de 2014. A Linha Quatro e a expansão da Linha Um custariam cerca de R$ 2,7 bilhões em recursos públicos e privados. O Rio espera receber uma resposta sobre os recursos da União até o dia 25.


Foi preciso fazer acordo com vencedor de licitação em 97


Ainda segundo Cabral, para fazer a modificação do trajeto, o estado costurou uma negociação com o consórcio vencedor da licitação feita em 1997, formado pelas empreiteiras Carioca Engenharia e Queirós Galvão.


A concorrência previa que as empresas construíssem e operassem a Linha Quatro. Para garantir a modificação, o estado propôs bancar a obra. E o consórcio continuaria responsável pelo trecho Gávea-Jardim Oceânico, chamado por Cabral ontem de “Semilinha Quatro”. A construção do trecho IpanemaGávea será licitada até o fim do ano. A escolha da empresa que operará o trecho será objeto de uma segunda licitação.


— O projeto original é completamente equivocado. O cidadão pagaria R$ 6,20 pela passagem da Linha Quatro e depois pagaria novamente o bilhete da Linha Um, em Botafogo. Seria o metrô mais caro do mundo. Vamos adotar apenas um tíquete da Pavuna à Barra e o estado fará a obra. Foi uma negociação dura e ainda falta sentar com o consórcio para acertar valores. A Queirós Galvão e a Carioca Engenharia entram como contratadas do estado. Vão construir, não vão operar — disse o governador.


Em novembro, o estado cogitava fazer estações nas avenidas Bartolomeu Mitre e Afrânio de Melo Franco. Ontem, Cabral citou a Praça Antero de Quental como uma opção no Leblon.


Conheça o projeto de expansão


IPANEMA E LEBLON GANHARIAM QUATRO ESTAÇÕES:


Novas estações em Ipanema: Praça Nossa Senhora da Paz e Avenida Henrique Dumont NOVAS estações no Leblon: Avenida Bartolomeu Mitre (Largo da Memória) e Avenida Afrânio de Mello Franco (em frente ao Shopping Leblon).


O projeto da Linha 4 do metrô, licitado em 1997, previa o traçado partindo do Morro São João, próximo ao Riosul, seguindo por Humaitá, Jardim Botânico, Gávea, São Conrado e chegando no Jardim Oceânico na Barra, num total de 16,3 km de extensão.


A ligação entre Ipanema e Jardim Oceânico teria 13,7 km de distância. Pelo trecho passariam até 280 mil pessoas por dia, segundo a Secretaria estadual de Transportes.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: O Globo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0