A LLX Logística assinou ontem contrato com o BNDES para captação de R$ 1,321 bilhão para o projeto LLX Minas-Rio, que prevê a construção de um sistema de escoamento de minério de ferro no Porto do Açu, no litoral norte fluminense. Com o financiamento, a empresa garante todos os recursos necessários para concluir a obra, orçada em US$ 900 milhões, informou a diretora econômico financeira e de operações da LLX, Eliane Lustosa.
A empresa aguarda agora a avaliação, pelo BNDES, de dois novos empréstimos: um deles para preparar o Porto do Açu para outras atividades, como embarques de carvão ou cargas gerais, e outro para o Porto do Sudeste, terminal de minério de ferro em Itaguaí, região metropolitana do Rio. A companhia diz que ainda não pode divulgar os valores dos financiamentos, que também serão suficientes para bancar as obras sem necessidade de recurso a outras fontes.
O empréstimo para a LLX Minas-Rio foi feito na modalidade project finance e terá 12 anos para amortização e carência de 2 anos e meio. O empréstimo é garantido pelos recebíveis do contrato de embarque do minério produzido pela Anglo American em Minas Gerais, que será transportado até o porto do Açu por um mineroduto de 525 quilômetros, cujas obras estão a cargo da mineradora. De acordo com o cronograma, 2009 será o ano de maior desembolso de recursos no terminal da LLX Minas-Rio, com cerca de US$ 560 milhões.
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O projeto Minas-Rio é a principal âncora do Porto do Açu, que prevê a construção de um polo industrial, com siderúrgicas, térmicas e base de apoio para a atividade petrolífera, entre outros. Segundo Eliane, o grupo já tem 64 memorandos de entendimento com empresas dispostas a se instalar no local. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
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