O governador Sérgio Cabral e o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, anunciaram ontem a extinção do Batalhão de Polícia Ferroviária (BPFer). Uma companhia da PM será criada para o policiamento das ferrovias. A nova unidade contará com 90 dos 255 policiais que eram lotados no BPFer. O restante do efetivo, 165 PMs, será redistribuído para outras unidades, de modo a reforçar o policiamento ostensivo no estado.
A Secretaria de Segurança espera contar com mais policiais recém-formados. Serão três mil vagas para a PM em 2009 e outras quatro mil em 2010. Ampliando a capacidade de formação da polícia com medidas que incluem a melhoria da remuneração dos professores, a expectativa é que esses sete mil novos homens estejam prontos para atuar até o fim de 2010.
Atualmente, a PM forma cerca de 900 recrutas a cada curso.
Cabral também anunciou que pretende descentralizar os cursos para soldados da PM. O governador planeja fazer com que cada aluno tenha o compromisso de servir pelo menos nove anos na região onde fez o concurso: — Para acabar com essa história de o PM passar para a capital e depois pedir transferência para o interior, ou o contrário.
Seja o primeiro a comentar