Um pacote de obras orçado em R$ 4,7 bilhões foi apresentado ontem pelo estado e pela prefeitura do Rio à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, para inclusão no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade Urbana. A proposta inclui a implantação da Linha Quatro do metrô (Barra Zona Sul), a expansão da Via Light até Madureira e a abertura do Corredor T5 (alternativa viária com faixa exclusiva para ônibus articulados ligando a Barra à Penha). Segundo o governador Sérgio Cabral, o novo PAC visa a dotar de infraestrutura de transportes as cidades que sediarão a Copa de 2014. O governo federal aguarda apenas o anúncio oficial dos 12 municípios escolhidos pela CBF, amanhã, para eleger os projetos prioritários. O Rio espera a resposta para até o dia 25 de janeiro.
— O presidente está ultimando os detalhes para o PAC da Mobilidade Urbana. Apresentamos um pacote com obras estratégicas. Vamos ver o que o governo federal generosamente nos repassa — disse Cabral.
De acordo com o vice-governador, Luiz Fernando Pezão, os projetos que têm mais chances de receber recursos federais são a Linha Quatro e a expansão da Via Light. A expansão do metrô da Zona Sul para a Barra é considerada fundamental para a candidatura do Rio a sede das Olimpíadas de 2016. Somente essa obra consumiria R$ 2,7 bilhões, entre recursos públicos e da iniciativa privada. Já o prolongamento da Via Light custaria R$ 400 milhões.
— A Linha Quatro e a Via Light têm muita simpatia do governo. O governador nos determinou que toquemos logo a Linha Quatro com a iniciativa privada. Queremos começar as obras ainda este ano para a Barra. Acreditamos que até o dia 25 tenhamos a notícia do aporte (de recursos) — disse Pezão.
O governo do estado está na expectativa da liberação de R$ 20 milhões de uma emenda ao orçamento da União feita pela bancada de deputados do Rio para a Via Light. Na semana passada, o estado já anunciara a liberação pela União de R$ 60 milhões para Linha Três do metrô (Niterói-São Gonçalo).
Cabral quer mudar traçado da Linha Quatro
Segundo o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, o traçado da Linha Quatro ainda não foi definido. Ipanema e Leblon poderão ganhar quatro estações se vingar a intenção do governador Sérgio Cabral de mudar o traçado. No lugar do projeto inicial, que já foi licitado e teria paradas em Humaitá e Botafogo, a ligação entre a Barra e a Praça General Osório passaria a ter estações na Avenida Bartolomeu Mitre (no Largo da Memória), na Avenida Afrânio de Melo Franco (na altura do Shopping Leblon), na Avenida Henrique Dumont (em Ipanema) e na Praça Nossa Senhora da Paz. Seriam mantidas, do projeto original, as estações Jardim Oceânico (atrás do Condado dos Cascais), São Conrado (na altura do Fashion Mall) e Gávea (próximo à PUC).
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