O orçamento da União deste ano prevê mais de R$ 9,5 bilhões para investimentos na área de transportes. Isto significa que, mais uma vez, o setor seguirá desembolsando o maior volume de recursos entre todos os ministérios da União. A novidade é que obras importantes para o escoamento da safra podem sair do papel.
Em 2008, o governo federal gastou mais de R$ 26 bilhões em investimentos. Cerca de R$ 6 bilhões foram para a área de transportes. E, deste total, dois terços foram utilizados para recuperar e construir estradas.
– Os transportes sempre é o setor que mais é beneficiado em termos de investimentos, já que o país apresenta milhares de quilômetros de rodovias, hidrovias, tudo relacionado ao setor de transportes. Então nada mais natural que o setor de transportes ser o mais contemplado pelo governo federal – afirma Leandro Kléber, da ONG Contas Abertas.
Atualmente, o transporte de grãos é realizado 60% por meio de rodovias, 25% por ferrovias, e apenas 15% por hidrovias. Comparados os custos, o transporte fluvial pode ser até quatro vezes mais barato que o rodoviário. Por isso, a meta do Ministério dos Transportes é equilibrar o uso de todas as modalidades até o ano de 2025.
Para este ano, a boa notícia é que os maiores investimentos do governo federal, previstos no orçamento da União, continuarão sendo na área de transportes. E a prioridade do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) será uma obra de grande interesse para o agronegócio: a construção da Ferrovia Norte-Sul, que vai de São Paulo ao Maranhão.
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