Trensurb busca implantar metrô em Porto Alegre

Para melhorar o transporte coletivo, a Trensurb investirá em projetos de infraestrutura e expansão ao longo deste ano. Um dos projetos mais aguardados para o primeiro semestre de 2009 é o metrô de Porto Alegre.


A previsão é que até março esteja pronta a proposta de modelagem econômico financeira. O superintendente de desenvolvimento e expansão da Trensurb, Humberto Kasper, explicou que estão sendo levadas em consideração duas alternativas nesse momento. Uma é um plano integrado com recursos públicos da prefeitura de Porto Alegre, do governo do Estado, por meio da Metroplan, e da União. A outra possibilidade é a de firmar o projeto como uma parceria público-privada. ‘Todas as frentes estão em debate para garantir esse projeto’, afirmou ele.


Kasper acredita que é fundamental que haja sintonia entre os governos municipal, estadual e federal. ‘Porto Alegre aposta na articulação política para garantir o projeto e os recursos’, prevê o superintendente.


Uma das grandes expectativas é o aumento do volume de recursos para investimento em transporte com o lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade Urbana, previsto para março. Para Kasper, esse é um momento histórico para a Capital. ‘Precisamos estar unidos porque há outras cidades que também estão reivindicando esses recursos para melhorarem seu transporte público’, apontou o superintendente.


A extensão da linha 1 do Trensurb até Novo Hamburgo será um dos grandes empreendimentos que terá início neste mês. Para o projeto, já foram liberados R$ 26,18 milhões pelo governo federal e estão previstos mais R$ 125 milhões no Orçamento da União deste ano. Kasper adiantou que estão previstos ainda R$ 40 milhões, por meio de uma emenda da bancada gaúcha no Congresso, para dois projetos.


Um deles é para estudar a estrutura para o metrô de Porto Alegre e o outro é para melhorar a inserção do Trensurb, em Canoas. Além disso, o superintendente diz que está ocorrendo uma reformulação nas partes internas dos trens.


O objetivo é aumentar o espaço interno para permitir, com maior conforto, o acesso de cadeirantes. Com essa mudança, há a possibilidade de ciclistas transportarem as suas bicicletas durante a utilização do Trensurb.

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Fonte: Correio do Povo

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