O Movimento Civil de Preservação Ferroviária (MCPF) obteve por mais um ano a renovação do contrato com o Ministério de Turismo para a liberação de R$ 1,1 milhão, destinado à implantação do projeto Trem dos Pampas. A publicação no Diário Oficial da União ocorreu no dia 24 de dezembro e a vigência é válida até 31 de dezembro de 2009. O valor será aplicado nas adaptações dos trilhos, nas obras para a manobra do trem nas estações de Ramiz Galvão, em Rio Pardo, e de Cachoeira do Sul, onde o prédio também deverá passar por serviços de revitalização.
O presidente do MCPF, Mauro Back, afirma que os recursos se encontram na Caixa Econômica Federal de Rio Pardo. A liberação para a implantação do projeto é aguardada desde 2005. Mas a medida está suspensa até que o Tribunal de Contas da União (TCU) conclua a avaliação de todos os convênios firmados pelo Ministério do Turismo com entidades privadas durante a gestão do ex-ministro Walfrido dos Mares Guia, nos anos de 2005 e 2006. A medida ocorreu diante da constatação de supostos repasses de recursos que atenderam a interesses privados sem relação direta com o turismo.
Mauro Back afirma que o projeto do Trem dos Pampas não corre risco de entrar na relação das irregularidades, pois possui interesse turístico. Mas ressalta que não existe qualquer perspectiva sobre o tempo que o TCU levará para o fim dos julgamentos, pois muitas entidades que seriam contempladas com os recursos e foram apontadas como irregulares entraram com recurso contra a decisão.
O presidente do MCPF lamenta a demora, pois a estação de trem de Rio Pardo está se depreciando com as ações de vandalismo e a falta de uso. O governo federal repassou o prédio para os cuidados do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que deve fazer a cedência ao movimento para a implantação do projeto turístico entre Rio Pardo e Cachoeira do Sul.
De acordo com o projeto Trem dos Pampas, uma locomotiva maria-fumaça, com seis vagões e capacidade para 300 turistas, percorrerá o trajeto de 59 quilômetros em aproximadamente duas horas, ligando Rio Pardo a Cachoeira do Sul, durante os finais de semana e feriados. A viagem inclui a passagem por cinco estações, sendo quatro em Rio Pardo, iniciando por Ramiz Galvão, a central da cidade, Pederneira, Bexiga e finalizando em Cachoeira do Sul.
O MCPF acertou contrato de cedência com o núcleo de Tubarão (SC) da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) para a obtenção da locomotiva Santa Fé, do tipo maria-fumaça, com 25 metros de comprimento e 98 toneladas de peso. Mauro Back afirma que também existe acordo para a obtenção dos vagões. O movimento, formado por pessoas de Rio Pardo, Cachoeira do Sul e Santa Cruz do Sul, recebeu em agosto de 2004, da diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a outorga para a prestação não regular de serviços de transporte ferroviário de passageiros, com finalidade turística e cultural.
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