Foi tão baixo o preço apresentado pelo Consórcio Beijing na licitação dos 30 trens para o Rio, mas tão baixo, que sobrou dinheiro para comprar mais uns cinco trens de quatro carros. A apresentação das propostas foi no dia 5 de fevereiro, no Rio. Os trens estão sendo comprados pela Central — Cia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística – para operar na Supervia. O Banco Mundial financia a aquisição em 100 %, com US$ 208 milhões, valor calculado inicialmente para uma frota de 30 trens.
O Consórcio Beijing ficou em primeiro lugar ,com um preço de US$ 154 milhões (em yuans), US$ 54 milhões abaixo do crédito do Banco Mundial. O grupo é formado pela CMC, CRC e CNR, empresas do norte da China. O segundo lugar ficou também com os chineses , mas da CSR, empresa do sul da China, com US$ 160 milhões. As fábricas do sul e do norte competem ferozmente no mercado internacional. O terceiro lugar foi para a Alstom Transporte, do Brasil, com US$ 192 milhões. E o quarto foi para a Rotem (a mesma que forneceu os primeiros 20 trens da Supervia) com US$ 204 milhões. Os preços são sem impostos.
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