Apesar da disposição do governo de querer criar uma nova estatal no setor ferroviário, até hoje a União não conseguiu uma solução para a Rede Ferroviária Federal (RFFSA), cujo processo de liquidação foi determinado pelo decreto 3.277, de dezembro de 1999. Seu espólio permanece pulverizado no âmbito federal, em dois outros órgãos.
A Valec, responsável pela construção da ferrovia Norte-Sul, absorveu os 400 servidores ativos da RFFSA, mantendo salários e vantagens. Eles também podem ser cedidos a outros órgãos. Já a Secretaria de Patrimônio da União (SPU), do Ministério do Planejamento, tem de administrar e vender os cerca de 30 mil imóveis da RFFSA. O mercado imobiliário estima que o valor destes chegue a R$ 30 bilhões.
A SPU quer identificar os terrenos que possam ser usados para construir moradias populares e vender os imóveis mais rentáveis. A lei determina que o governo arrecade pelo menos R$ 1 bilhão com a venda, mas não define prazo. Entre janeiro de 2007 e dezembro de 2008, foram vendidos 27 imóveis, no total de R$ 65 milhões.
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