O Governo de Goiás vai firmar parceria com a Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias S.A, para transformar os canteiros de obra da Ferrovia Norte-Sul no Estado em centros de educação profissional. A parceria foi discutida nesta quinta-feira, 26, entre o secretário de Ciência e Tecnologia, Joel Braga Filho, e o diretor da Valec, Josias Gonzaga. Com essa parceria, a Valec vai fazer a doação para o Governo do Estado de todos os canteiros de obras da Ferrovia-Sul, que terá 515 quilômetros em Goiás.
Goiás seguirá a experiência do Tocantins, que já transformou vários desses canteiros em escolas de formação e qualificação profissional integradas à realidade e demandas dos municípios. Segundo o diretor da Valec, Josias Gonzaga, os canteiros são dotadas de infra-estrutura, com alojamento para até 600 pessoas, ambulatório, refeitório, internet banda larga.
A idéia é aproveitar a estrutura que antes era demolida, para a implantação de centros educacionais para formação e qualificação profissional dentro de um projeto de desenvolvimento integrado dos municípios. Os canteiros de obras estão nos municípios de Porangatu, Estrela do Norte, Campinorte, Uruaçu, Rianápolis, Petrolina e Campo Limpo.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Mais informações: (62) 3201-5202.
Seja o primeiro a comentar