Sete vagões carregados com álcool tombaram e um descarrilou em Cambará (Norte Pioneiro). Com o acidente, um dos vagões se rompeu e cerca de cinco mil litros de álcool vazaram próximo ao quilômetro 300 da linha férrea. O descarrilamento, ocorrido por volta das 23h30 de quarta-feira, não deixou vítimas, mas parte da carga entrou em combustão enquanto funcionários da América Latina Logística (ALL), empresa que administra a linha férrea na região, trabalhavam na contenção do vazamento. O trabalho de transbordo da carga e retirada dos vagões foi realizado ontem, durante todo o dia.
Segundo José Baptista Cereser, gerente da unidade de produção da ALL para o Norte do Paraná e São Paulo, todas as famílias foram afastadas de suas casas até o término do transbordo da carga. ”Famílias foram acomodadas e receberam alimento, mas muitas casas estavam vazias, por isso não houve grandes prejuízos”, assegurou Cereser, contando que a combustão do álcool durou menos de dez minutos e foi rapidamente contida pelos bombeiros.
Moradores que vivem próximo da linha férrea afirmaram ter ouvido o barulho do trem tombando, mas não chegaram a ver o fogo.
Em torno de 150 homens, entre engenheiros, técnicos e especialistas em atendimento emergencial da ALL trabalharam durante todo o dia de ontem no local para assegurar o transbordo da carga, retirada dos vagões e recuperação do trecho atingido com segurança. Todo o trabalho foi acompanhado pelo Corpo de Bombeiros local e por técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).
Conforme Durval Nascimento Neto, gerente de meio ambiente da ALL, o vazamento foi localizado e o impacto ambiental foi mínimo, já que o álcool caiu sobre os trilhos da ferrovia. ”Não atingiu a vegetação nem os recursos hídricos locais e como o álcool evapora com o calor, o impacto será totalmente reversível.”
Ainda segundo Neto, a prioridade da empresa era retirar toda a carga de dentro dos vagões para restabelecer o funcionamento da ferrovia ainda ontem.
A empresa abriu sindicância para apurar as causas do acidente e o laudo deve ser concluído em um mês. Segundo a ALL, a circulação de trens na região seria retomada no início da noite. O trem continha 47 vagões, sendo 17 carregados com álcool e 30 vazios.
Seja o primeiro a comentar