ANTT autoriza projeto para obras da Ferronorte

A Agência Nacional de Transportes Terrestres autorizou o projeto executivo elaborado pela América Latina Logística Malha Norte S.A (ALL) e o início das obras de prolongamento da ferrovia Ferronorte entre Alto Araguaia e Rondonópolis, no Sul de Mato Grosso, trecho compreendido entre os quilômetros 500,4 ao 513,6. A resolução de número 3.042 consta em Diário Oficial da União. Conforme a ANTT, a execução dos serviços de restauração e complementação da infraestrutura ferroviária do segmento, da ligando as duas cidades devem ficar limitado em mais de R$4 milhões (R$4.779.830,91).


A agência acompanhará a evolução das obras porque mensalmente a ALL deverá enviar ao poder público resumo da implementação do trecho autorizado, destacando as ações realizadas no referido mês, as ações previstas no cronograma e não cumpridas, acompanhadas das respectivas justificativas.


Conforme a ANTT, a autorização do projeto executivo fica condicionada ao atendimento de algumas ressalvas. Só Notícias apurou que entre elas estão que a concessionária deverá apresentar projeto de superestrutura ferroviária e seu respectivo orçamento; estudos para utilização de jazidas e pedreiras na execução da obra; anotação de responsabilidade técnica do profissional responsável pela fiscalização; memória descritiva de cálculo utilizada para quantificar os serviços necessários à execução; licença ambiental para o empreendimento.


Entre as principais demandas atendidas pela Ferronorte está o transporte de produtos agrícolas, soja, farelo, combustível e fertilizante. A ferrovia é considerada uma ‘artéria’ logística das regiões Norte e Centro-Oeste do país, em sua ligação com Sul e Sudeste e com portos de exportação. Sua concessão foi obtida em 1989 por 90 anos para construir e operar um sistema ferroviário de carga superior a 5 mil quilômetros, ligando Cuiabá, Uberlândia (MG), Uberaba (MG), Aparecida do Taboado (MS), Porto Velho (RO) e Santarém (PA).


De acordo com o Ministério dos Transportes, os mais de 5 mil quilômetros de extensão da ferrovia estão divididos em trechos, sendo Cuiabá – Alto Araguaia a Aparecida do Taboado (MS) com 957 km; Alto Araguaia- Uberlândia (MG): 771 km; Cuiabá – Porto Velho (RO): 1.500 km; e Cuiabá – Santarém (PA): 2.000 km.


A construção da ferrovia iniciou em setembro de 1992. Em 1999 foi inaugurado o terminal em Alto Taquari para receber parte da produção agrícola do Mato Grosso. De lá, seguem, via Ferroban (outra concessão da ALL), até o porto de Santos, onde mesma empresa tem participação no Terminal de Granéis do Guarujá (TGG).


No Brasil, conforme a ANTT, até 2008 havia 29.817 quilômetros em malha ferroviária nacional e 28.314 km malha federal concedida.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: Portal Só Notícias (MT)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0