Construção do VLT de Santos começa em dezembro

 Um novo capítulo está próximo de ser escrito na história do transporte coletivo na Baixada Santista. Anunciado por diversas vezes pelo Governo do Estado, o projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) começa a ser construído em dezembro deste ano. E os primeiros testes serão realizados um ano depois.


A informação do novo “capítulo” foi divulgada na manhã de ontem pelo secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, durante uma reunião com prefeitos da Baixada Santista na sede da Agência Metropolitana (Agem), na Vila Mathias, em Santos. Portella confirmou para maio a conclusão do edital de concessão por meio do sistema de Parceria Público Privada (PPP) patrocinada. O cronograma prevê ainda a publicação do edital em setembro e o início das obras para dezembro deste ano.


“Sei que houve muita demora em torno deste assunto. Mas podem acreditar: este projeto já é uma realidade. A Baixada Santista precisa dar este salto de qualidade nesse setor. Será uma mudança importante, que transformará o transporte coletivo em um sistema eficaz, moderno e ecologicamente correto”, reforçou Portella.


Na prática, o VLT atenderá um público diário estimado de 210 mil passageiros, identificado em uma pesquisa origem/ destino elaborada pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). A frota inicial terá 14 unidades com 42 metros de extensão cada. Cada VLT terá capacidade para transportar 350 pessoas.


O trecho inicial é o mesmo divulgado anteriormente pelo Governo do Estado. Terá 11 quilômetros ligando a Área Continental de São Vicente com a faixa do Porto de Santos. É nesse trecho que serão feitos os primeiros testes em dezembro de 2010.


As linhas municipais serão readequadas para o sistema VLT. Elas funcionarão interligadas com o novo sistema intermunicipal, que terá ainda um corredor de ônibus nas avenidas Nossa Senhora de Fátima (Santos) e Antonio Emmerich (São Vicente).


A previsão de investimentos para esta primeira fase é de R$ 400 milhões. Como o sistema de concessão adotado é o da PPP patrocinada, o Governo do Estado dará uma contrapartida para garantir a execução das obras.


Em uma outra fase, que ainda não tem o cronograma definido, as demais cidades do Litoral Sul, incluindo Praia Grande, terão o Veículo Leve sobre Pneus (VLP), que funcionará interligado com o VLT.


QUANTO CUSTARÁ?


E quanto o passageiro terá que desembolsar para usar o VLT? Portella garante que não será diferente da política tarifária adotada pela EMTU no transporte intermunicipal.


“No sistema de PPP patrocinada, o Governo Estadual subsidia o valor do transporte. Portanto, a empresa vencedora da concessão não poderá aumentar o valor da tarifa atual além do que vem sendo praticado pelo sistema intermunicipal”.


No caso de Santos, a concessão municipal já prevê eventuais alterações e criações de linhas. O prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, reforçou que toda a região deve que apoiar o projeto. “É uma chance única, de transformar a história do transporte metropolitano, de forma efetiva”.

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Fonte: A Tribuna (Santos)

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