UFRJ sediará lançamento de livro

O livro “O Futuro das Estradas de Ferro no Brasil”, escrito por Eduardo Gonçalves David, será lançado no próximo dia 27 de março, às 11 horas, no auditório G-122 do prédio do Centro de Tecnologia na Cidade Universitária da Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro. A obra é fruto de pesquisas de um ano na Europa. No evento, pesquisadores e representantes da classe ferroviária poderão debater temas relacionados com o futuro das ferrovias no País. Abaixo, segue uma cópia da “orelha” do livro, sintetizando seu conteúdo.


“ ‘O Futuro das Estradas de Ferro no Brasil’ é o título homônimo em homenagem ao livro publicado em 1859 por Cristiano Benedito Otoni, o Patrono das Ferrovias no Brasil, quando presidia a Cia. da Estrada de Ferro D. Pedro II. Divide-se em três partes: passado, presente e futuro, traçando novas perspectivas para as estradas de ferro no país 150 anos depois, com base nos acertos e erros que caracterizam o atual sistema ferroviário nacional.


De acordo com as teorias dos Longos Ciclos Econômicos, que se repetem no período de duas gerações humanas, como a do russo Nikolai Kondratieff, após cada onda há uma revolução tecnológica. No final do século XVIII o transporte evoluiu da tração animal para os canais artificiais; em meados século XIX surgiram as ferrovias; no princípio século XX as rodovias começam a dominar o transporte e em meados do século XX foi a vez do transporte aéreo de passageiros. Passada a atual crise deste início de século XXI a solução de transporte pode ser a levitação magnética (Maglev), repleta de novas oportunidades.


No livro, cerca de 30 mil quilômetros de vias para Trens de Alta Velocidade (TAV) com tecnologia Maglev foram propostas, interligando todas as capitais e principais cidades brasileiras, em um programa de longo prazo. Mais de 200km de vias do sistema Maglev-Cobra desenvolvido na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foram traçados na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, como exemplo para outras regiões.


O livro analisa a implantação do TAV RJ-SP em cinco anos a um custo estimado na metade do TAV roda-trilho, propondo um Maglev capaz de atingir 450 km/h e cumprir o percurso em 1h27m. São seis estações intermediárias para atender pólos populacionais e econômicos: Seropédica e Nova Iguaçu; Barra Mansa e Volta Redonda; Resende e Porto Real; Aparecida e Guaratinguetá; Taubaté e Pindamonhangaba; São José dos Campos e Jacareí – sem provocar atrasos porque o Maglev atinge 300km/h em 5km, enquanto o roda-trilho exige muito mais. As estações-shopping previstas interligam-se às cidades servidas por um Maglev urbano, como o verdadeiro metrô do século XXI.


O livro instiga o leitor a repensar as ferrovias brasileiras, alertando para que se evite cometer os erros do passado, quando interesses políticos e empresariais menores foram capazes de atrasar o desenvolvimento do transporte ferroviário em um país de dimensões continentais como o Brasil.


Aposta que o futuro da ferrovia está nas estradas ferromagnéticas.


Eduardo Gonçalves David, natural de Três Rios (RJ), é engenheiro civil formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora em 1973, pós-graduado em Engenharia Econômica pela Universidade Estácio de Sá em 1985, Mestre em Engenharia de Transportes pela COPPE/UFRJ em 1996, Doutor em Engenharia de Transportes pela COPPE/UFRJ em 2003 com Pós-Doutorado em Levitação Magnética em 2008 no Leibniz-Institut für Festkörper und Werkstoffforschung, (IFW – Instituto Leibniz) em Dresden, Alemanha.


Trabalhou por 22 anos na Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA), exercendo cargos de Engenheiro Residente de Via Permanente em Mogi das Cruzes (SP), chefe de setor de Planejamento de Transportes, chefe de Departamento Comercial, Superintendente Adjunto de Planejamento e Superintendente de Administração na Regional Juiz de Fora (MG). Na Administração Geral da RFFSA no Rio de Janeiro foi chefe do Departamento de Desenvolvimento de Pessoal, Superintendente de Planejamento e Superintendente de Informática. Na iniciativa privada gerenciou empresa de manutenção de vagões.


Atualmente é Gerente do Projeto do Maglev- Cobra, sistema de levitação supercondutora em implantação na UFRJ. É autor de livros sobre História Ferroviária, Planejamento de Transportes e dezenas de artigos técnicos apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Mas é, sobretudo, um ferroviário apaixonado pela profissão”.


Contato: egdavid@dee.ufrj.br

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