A ALL e a Cosan, de Rubens Ometto, fecharam na semana passada os contratos do que deve ser a maior obra privada de logística do Brasil nos próximos anos: a duplicação da ferrovia paulista Campinas – Santos. O projeto está orçado em 1 bilhão de reais. Metade dos recursos será aplicada na abertura da estrada de ferro. A outra metade, na compra de locomotivas e vagões. Uma vez pronta, a ferrovia suportará o triplo do tráfego atual. Boa parte de sua capacidade será reservada ao transporte de álcool e açúcar da Cosan para seus terminais em Santos.
Segue abaixo Fato Relevante divulgado pela ALL e pela Cosan a respeito da negociação:
“ALL – América Latina Logística S.A. (ALL, Bovespa: ALLL11); ALL – América Latina Logística Malha Norte S.A.; ALL – América Latina Logística Malha Paulista S.A.; e ALL – América Latina Logística Malha Oeste S.A.; e Portofer Transporte Ferroviário Ltda. conjuntamente denominadas ALL, vem a público informar a celebração de contratos de longo prazo com a Cosan S.A. Indústria e Comércio, inscrita no CNPJ/MF n. 50.746.577/0001-15; e sua controlada indireta Rumo Logística S.A., inscrita no CNPJ/MF n. 10.221.247/0001-91 (Rumo).
Estes contratos têm por objeto o transporte pela ALL de açúcar a granel e outros derivados (Produto) com a expansão da capacidade operacional ferroviária da ALL através de investimentos em via permanente, pátios, vagões, locomotivas e terminais a serem realizados pela Rumo na malha da ALL.
A Rumo deverá investir em um sistema de transporte ferroviário, apoiado na operação da ALL, o valor de aproximadamente R$ 1,2 bilhão, sendo (i) R$ 535 milhões na duplicação, ampliação e melhoria da via permanente e pátios do corredor ferroviário Bauru – Santos/SP, possibilitando forte aumento da sua capacidade operacional; (ii) R$ 435 milhões na aquisição de ate 79 locomotivas e 1.108 vagões HPT com capacidade de 30 toneladas/eixo; e (iii) R$ 206 milhões na construção e ampliação dos terminais (Investimento):
Investimento
Duplicação da via permanente/Ampliação pátios – R$ 535 milhões
Locomotivas e Vagões – R$ 435 milhões
Construção/Ampliação terminais – R$ 206 milhões
Total – R$ 1.176 milhões
Em contrapartida ao Investimento, a ALL efetuará a prestação do serviço de transporte garantindo (i) curva de volume mínimo chegando a 1,09 milhão de toneladas/mês a partir do 4° ano, (ii) a prática de tarifas competitivas em relação ao modal rodoviário; (iii) gestão das obras e indicação dos fornecedores de locomotivas e vagões; e (iv) pagamento de aluguel dos equipamentos em valor proporcional ao transporte efetivo de Produto.
Com a implementação do Investimento da Rumo, a ALL terá capacidade operacional adicional para a prestação do serviço de transporte, que será proporcional ao investimento anual a ser executado pela Rumo, conforme detalhado na tabela abaixo:
Capacidade disponibilizada mensal (mil toneladas)
Ano 1* – 545
Ano 2 – 666
Ano 3 – 787
Ano 4 – 1.090
Ano 5 – 1.112
Qtd de Vagões (Rumo)
Ano 1* – 512
Ano 2 – 111
Ano 3 – 106
Ano 4 – 21
Ano 5 – 21
Qtd de Locomotivas (Rumo)
Ano 1* – 50
Ano 2 – 17
Ano 3 – 12
* Ano 1 – ano-calendário imediatamente subsequente ao implemento das Condições Suspensivas
A partir do Ano 5, poderá ocorrer um crescimento de 2% a.a. da capacidade mensal, desde que a Rumo disponibilize vagões.
As obrigações das partes sob os instrumentos assinados estão sujeitas à implementação de ambas as seguintes Condições Suspensivas: (i) a captação, pela Rumo, da totalidade dos recursos para a realização Investimento, sob a forma de capital adicional, sem impacto no endividamento consolidado da Cosan; e (ii) a obtenção das autorizações governamentais competentes (Condições Suspensivas).
Os Contratos preveem o transporte com destino ao Porto de Santos/SP de aproximadamente 9 milhões de toneladas por ano após a conclusão do Investimento e 184 milhões de toneladas de Produto no período 2010 a 2028, caso as Condições Suspensivas sejam implementadas. Essa quantidade adicional assegura um crescimento significativo, visto que no ano de 2008 o volume total transportado pela ALL foi de apenas 2,0 milhões de toneladas de Produto.
Esta aliança confirma o compromisso da ALL e da Cosan na busca constante de maiores benefícios aos seus clientes. Estes contratos constituem um dos maiores planos de investimento privado em infraestrutura no Brasil, em especial no Estado de São Paulo”.
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