O acesso ao Complexo Industrial Portuário de Suape por meio de Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) está entre as prioridades do planejamento de ampliação do sistema metroferroviário em Pernambuco. O projeto não foi incluído nos R$ 295 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) até 2010, repassados para o Metrô do Recife (Metrorec), representação da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) no Estado. A tarefa de implantar o projeto de R$ 130 milhões será do novo diretor de Administração e Finanças da CBTU, Davidson Tolentino, que tomou posse na última semana, no Rio de Janeiro.
“Vamos lutar para mais recursos e projetos, mas nossa prioridade é o VLT em Suape. O projeto está sendo feito. Ainda teríamos que conseguir o dinheiro para obras – recuperação da via – e compra dos veículos”, contou Tolentino. Os transportes vão atender a mais de 25 mil trabalhadores das empresas que estão se instalando no complexo. A ideia inicial é que os VLTs percorram um trecho de 11 quilômetros pela linha que, atualmente, é utilizada pela Transnordestina Logística S.A. (antiga CFN) para o transporte de cargas.
Os primeiros VLTs em Pernambuco circularão no trecho Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, até o Cabo de Santo Agostinho a partir de 2010, no valor de R$ 60 milhões. Serão sete veículos, sendo cada um com três vagões, que têm capacidade para até 220 passageiros. Os VLTs serão movidos a diesel, com 22% de biodiesel.
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