Trem da BNSF com quatro locomotivas, 66 vagões double-stack (de contêineres empilhados) e 19 auto-racks, saindo do Túnel 2 em Caliente, Califórnia. A composição reúne o que de mais moderno existe nas ferrovias americanas: well-cars (carros-poço) de piso rebaixado em unidades quíntuplas e truques articulados (dois eixos por vagão em lugar de quatro), pertencendo ao pool da TTX e operados em regime de leasing; e auto-racks de prateleiras móveis, podendo acomodar duas ou três camadas de veículos. Os trens double-stack e o transporte de automóveis são duas fatias altamente lucrativas das ferrovias americanas, e o transporte que mais cresceu nos anos pré-crise. Nenhum dos dois existe até agora no Brasil. Para discutir porque as ferrovias brasileiras não transportam contêineres a Revista Ferroviária vai organizar o seminário Terminais, Ferrovias e Contêineres, no próximo dia 26 de maio, em São Paulo. Clique aqui para ver o programa.
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