Editorial
A reformulação do trecho final do Expresso Tiradentes, recém-anunciada pelo governador José Serra (PSDB) e pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM), traz pelo menos uma grande notícia para o paulistano. Enterra definitivamente a concepção inicial do Fura-Fila, um caso exemplar de desperdício de dinheiro público e desprezo pelo planejamento na expansão do transporte público.
O último segmento da obra, anunciou-se agora, será um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), ou metrô leve, que vai ligar a futura estação Vila Prudente do metrô (linha 2-verde) até Cidade Tiradentes, na zona leste. Ainda que essa modalidade de transporte seja inédita na cidade, já parece de antemão mais adequada que o antigo projeto.
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Primeiro, o trajeto será mais rápido. Foi descartada a ideia de um corredor de ônibus que cruzaria 25 semáforos. O VLT deve correr em vias elevadas. Segundo, poderá transportar mais pessoas. Se fosse construído na concepção original, o novo ramal chegaria à zona leste já saturado pela expansão da demanda.
O novo trecho, além disso, evitará uma superposição parcial com a expansão da linha 2-verde do metrô. Segundo as autoridades, por ter grande capacidade de transporte, poderá substituir o ramal Oratório do metrô -que deixará de ser implantado.
Todo o cuidado é pouco quando se trata de anúncios espetaculares ligados ao Fura-Fila -a conclusão do trecho inicial, de 12,8 km, está prevista para coincidir com as eleições de 2010.
Mas a mudança no projeto é bem-vinda. Depois de ter consumido R$ 950 milhões em 11 anos e 8,7 km iniciais (suficientes para 5 km de metrô), os 22,3 km restantes do Expresso Tiradentes podem encerrar com mais racionalidade um capítulo lamentável da história do transporte público paulistano.
Novo Fura-Fila será mais leve
O modelo de trem escolhido pelo Metrô para operar o novo Fura-Fila – cujo nome oficial é Expresso Tiradentes- terá trilhos de concreto, apenas uma linha de pneus, formando um monotrilho, e será mais leve. Segundo o diretor de planejamento do Metrô, Marcos Kassab, o metrô ficará mais silencioso. A linha terminará na estação Vila Prudente da linha 2-verde do metrô -interligada com o Expresso Tiradentes já em operação.
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