Fura-Fila repaginado

Editorial


A reformulação do trecho final do Expresso Tiradentes, recém-anunciada pelo governador José Serra (PSDB) e pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM), traz pelo menos uma grande notícia para o paulistano. Enterra definitivamente a concepção inicial do Fura-Fila, um caso exemplar de desperdício de dinheiro público e desprezo pelo planejamento na expansão do transporte público.


O último segmento da obra, anunciou-se agora, será um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), ou metrô leve, que vai ligar a futura estação Vila Prudente do metrô (linha 2-verde) até Cidade Tiradentes, na zona leste. Ainda que essa modalidade de transporte seja inédita na cidade, já parece de antemão mais adequada que o antigo projeto.


Primeiro, o trajeto será mais rápido. Foi descartada a ideia de um corredor de ônibus que cruzaria 25 semáforos. O VLT deve correr em vias elevadas. Segundo, poderá transportar mais pessoas. Se fosse construído na concepção original, o novo ramal chegaria à zona leste já saturado pela expansão da demanda.


O novo trecho, além disso, evitará uma superposição parcial com a expansão da linha 2-verde do metrô. Segundo as autoridades, por ter grande capacidade de transporte, poderá substituir o ramal Oratório do metrô -que deixará de ser implantado.


Todo o cuidado é pouco quando se trata de anúncios espetaculares ligados ao Fura-Fila -a conclusão do trecho inicial, de 12,8 km, está prevista para coincidir com as eleições de 2010.


Mas a mudança no projeto é bem-vinda. Depois de ter consumido R$ 950 milhões em 11 anos e 8,7 km iniciais (suficientes para 5 km de metrô), os 22,3 km restantes do Expresso Tiradentes podem encerrar com mais racionalidade um capítulo lamentável da história do transporte público paulistano.


Novo Fura-Fila será mais leve


O modelo de trem escolhido pelo Metrô para operar o novo Fura-Fila – cujo nome oficial é Expresso Tiradentes- terá trilhos de concreto, apenas uma linha de pneus, formando um monotrilho, e será mais leve. Segundo o diretor de planejamento do Metrô, Marcos Kassab, o metrô ficará mais silencioso. A linha terminará na estação Vila Prudente da linha 2-verde do metrô -interligada com o Expresso Tiradentes já em operação.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: Folha de SP

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0