O Governador de São Paulo, José Serra, e o Secretário dos Transportes Metropolitanos José Luiz Portella entregaram na última quinta-feira (30.04) o segundo novo trem do Metrô, como parte do Plano de Expansão do Transporte Metropolitano. O primeiro foi apresentado à população em 28 de março. Ao longo dos próximos oito meses, outros 14 trens novos serão incorporados à Linha 2-Verde.
Com capacidade para transportar 2 mil passageiros, esta composição integra um grupo de 47 que entrarão em circulação até 2010. Entre as novidades estão dispositivos que aumentam o conforto e a segurança dos passageiros. Há ar condicionado em todos os vagões; o nível de ruído foi reduzido; as portas são mais largas para facilitar o embarque e desembarque; quatro câmeras de segurança internas e uma externa monitoram a operação em cada vagão; e os freios são antideslizantes e antiderrapantes, para garantir uma parada suave. O design externo, mais limpo e com a nova comunicação visual nas cores da Linha 2-Verde, é outro atrativo do trem.
Além disso, os novos trens têm menor custo de manutenção, com motores de tração em corrente alternada que possibilita economia de energia, com regeneração energética até 30% superior a de trens convencionais. A nova tecnologia também aumenta a interface do operador com a máquina, graças a um dispositivo digital que monitora todos os equipamentos. O investimento total no lote para a Linha 2-Verde é de R$ 499 milhões, ou R$ 31,2 milhões por unidade.
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Linha 2-Verde
Inaugurada em 1991, a Linha 2-Verde está em plena expansão; e além dos novos trens, ganhará mais três estações: Sacomã (com inauguração prevista para dezembro próximo), Tamanduateí e Vila Prudente (previstas para março de 2010). Hoje, o percurso fica entre as estações Vila Madalena e Alto do Ipiranga. Quando concluída, a linha ganhará mais 3,9 quilômetros, passando para 14,6 quilômetros de extensão. Com isso, a estimativa é que se transporte o dobro de passageiros. Hoje, mais de 400 mil pessoas circulam pela Linha 2- Verde. Em 2010, serão 850 mil.
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