A concessionária Metrô Rio já iniciou a instalação dos tapumes que cercarão as obras de uma passarela coberta e cheia de quiosques que ligará a sede da prefeitura à futura Estação Cidade Nova do metrô, do outro lado da Avenida Presidente Vargas. Na etapa atual, serão feitas análises do subsolo.
Com oito metros de largura e 1,3 quilômetro de extensão, a passarela integra o projeto Metrô Século XXI. A construção da ligação direta entre Pavuna e Botafogo faz parte de um pacote de investimentos de R$ 1,15 bilhão, anunciado pela concessionária em dezembro de 2007, para expansão das linhas 1 e 2.
O projeto inclui a compra de 114 novos carros (19 trens) e permitirá dobrar a atual capacidade do metrô carioca de 550 mil para mais de 1,1 milhão de passageiros por dia.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) implanta hoje, na Avenida Radial Oeste, no Maracanã, uma faixa reversível. O objetivo é reduzir o impacto da construção do viaduto que permitirá a extensão da Linha 2 do metrô até a Zona Sul, acabando com a transferência na Estação Estácio.
No local, serão feitas as escavações para instalação dos pilares do viaduto de 1,3 quilômetro de extensão que ligará as linhas 1 e 2 a partir da Estação São Cristóvão. A obra está sendo realizada em etapas, para causar o menor impacto possível no trânsito da região.
Com a entrada em operação do novo trecho, o intervalo entre as composições, no horário de pico, cairá de quatro para dois minutos entre as estações Central e Botafogo.
A interligação das duas linhas do metrô encurtará em 13 minutos a viagem entre Pavuna e o Centro.
No pacote de investimentos assumido pela Metrô Rio no ano passado, ao renovar seu contrato de concessão com o governo do estado, ainda está prevista a construção da estação Uruguai, onde hoje fica o chamado rabicho da Tijuca. Nos planos da concessionária está também a abertura de uma nova estação em Botafogo.
Seja o primeiro a comentar