A Copa do Mundo da África do Sul verá surgir, em 2010, o primeiro trem rápido daquele continente (e a propósito, da América Latina também): será o Gautrain, uma ligação de 80 km entre Joanesburgo, Pretoria (hoje Tshwane) e o aeroporto internacional de Tambo. A linha terá 10 estações e será enterrada na travessia das cidades. Nela trafegarão 24 TUEs Bombardier de quatro carros capazes de desenvolver 160 km/h e de transportar 100 mil passageiros por dia. O Gautrain será um dos assuntos do congresso e exposição Africa Rail, que terá lugar entre 22 e 26 de junho, em Johanesburgo. A Revista Ferroviária , a ANTF e a Abifer estarão reunidas em um stand apoiado pela Embaixada do Brasil na África do Sul. Outros projetos de PPPs serão também apresentados no seminário.
O Gautrain, cujo nome vem da província de Gauteng onde está sendo construído, é uma PPP onde o Estado local tem 50 % do capital e o restante é dividido entre as construtoras Bouygues e Murray & Roberts e os fornecedores Bombardier e Black Empowerment Partner. A RATP francesa também participa. O consórcio resultante chama-se Bombela, encarregado de construir, manter e operar o sistema por 20 anos. O compromisso é de estar com o trecho para o aeroporto inagurado para a Copa, embora o projeto como um todo tenha sido concebido há oito anos, sem ter em vista o campeonato de futebol. Muitos ajustes orçamentários e alguns acidentes durante a construção também atrasaram a obra.
[galeria]Veja mais fotos do sistema do Gautrain[/galeria]
Seja o primeiro a comentar