A Alstom, fabricante de trens de origem francesa, traz ao mercado ferroviário mundial um novo conceito de manutenção de composições. Tomando por base o sistema de Pit Stop, a empresa acaba de inaugurar na Inglaterra um centro de manutenção para a frota da Costa Oeste, em Wembley, ao norte de Londres, que possui sistema de reparação semelhante a utilizada nas corridas de Fórmula 1. Como não podia ser diferente, a cerimônia contou com a presença de um representante da categoria máxima do automobilismo. O escolhido foi o piloto brasileiro Rubens Barrichello, que fez o lançamento, a bordo do trem Virgin Pendolino.
De acordo com a Alstom, o objetivo da ação é garantir níveis de disponibilidade e de confiabilidade da frota londrina. Com o novo conceito, as equipes poderão prever reparos que tenham de ser executados na mesma noite e enviar peças e equipamentos aos locais antes da chegada dos trens.
Isso significa que cada composição, ao encerrar seu período de serviço com passageiros à noite, é enviada para manutenção de rotina do modo mais eficiente e seguro possível, antes de retornar ao serviço algumas horas depois.
Empresa calcula redução de 30% no tempo das tarefas
Com essa abordagem, a Alstom calcula trará uma economia total de 30% nos tempos de tarefas de manutenção, que poderão ser canalizados para aumentar a confiabilidade ou a disponibilidade exigida pela Virgin.
Várias tarefas de manutenção foram examinadas para eliminar todas as atividades que não trouxessem valor agregado, organizando os processos como, reduzir o tempo de substituição de rodeiros de quatro horas e meia para apenas pouco mais de duas horas.
A empresa expandirá esse sistema para os quatro outros Centros de Manutenção de Trens da Costa Oeste em Liverpool, Glasgow, Wolverhampton e Manchester, todos na Inglaterra.
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