O governador Sérgio Cabral anunciou ontem, na China, que a Linha 1A começará a funcionar no fim do ano, três meses antes do último prazo divulgado (março). A obra criará a estação Cidade Nova, que permitirá a ligação direta entre Pavuna e Botafogo, sem necessidade de baldeação no Estácio. Com isso, entre as estações Central e Botafogo, o intervalo dos trens será reduzido de quatro para dois minutos. A inauguração da estação Ipanema também está prevista para dezembro.
Segundo a concessionária Metrô Rio, 85% dos passageiros da linha 2 fazem a transferência no Estácio e seguem em direção à Zona Sul — sendo que 78% têm como destino as estações até Botafogo. A empresa informou ainda que as composições vão parar em Botafogo, onde há área adequada para manobras.
Metrô compra na China 114 novos vagões
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Cabral e o presidente da Metrô Rio, José Gustavo de Souza Costa, foram à cidade de Changchun, na China, para assinar contrato com a empresa CNR (Changchun Railway Vehicles), que fabricará 19 composições (114 novos carros), aumentando a frota do metrô em 63%. O primeiro trem começará a operar em novembro de 2010, enquanto os demais chegarão ao longo de 2011.
Todos os novos carros serão usados na Linha 2 porque contarão com sistema de ar condicionado dimensionado para suportar a incidência direta de sol. A capacidade de atendimento aumentará em 250 mil passageiros por dia.
Hoje, o metrô transporta diariamente 600 mil passageiros.
A obra faz parte de um pacote de investimentos da Metrô Rio, no valor de R$ 1,15 bilhão.
A renovação do contrato de concessão com o governo do estado foi assinado em dezembro de 2007. Para ter o contrato de concessão prorrogado até 2038, a concessionária se comprometeu ainda a finalizar a estação da Rua Uruguai, na Tijuca. “ A Linha 1A será inaugurada em dezembro, como um presente de Natal”, disse Cabral, segundo nota divulgada por sua assessoria.
Hoje, Cabral deve assinar contrato para a entrega de 30 trens (120 carros) com ar-condicionado para a Supervia.
Justiça determina ampliação de prazo para uso de bilhete do metrô
O período de validade dos bilhetes de integração do Metrô Rio será aumentado de duas para três horas, informa o blog Casos de Cidade . A determinação foi da juíza Márcia Cunha Carvalho, da 2ª Vara Empresarial. A decisão atende à ação coletiva apresentada pela Comissão de Defesa do Consumidor da Assembléia Legislativa, presidida pela deputada Cidinha Campos (PDT).
Quando a concessionária implantou o bilhete de integração, não havia limite de tempo para a sua utilização.
– O acréscimo de uma hora no tempo de utilização da passagem com integração vai proporcionar mais tranqüilidade ao passageiro do metrô, que não terá de correr para fazer uso do bilhete até seu destino final. E se acontecesse um contratempo entre um trajeto e outro? Quem acabava pagando eram aqueles que usam esse tipo de transporte – comentou a deputada.
Seja o primeiro a comentar